Mega Pausa+Ativa leva desporto ao Pátio das Escolas

Mais de 200 pessoas juntaram-se no Pátio das Escolas para uma mega aula de Pausa+Ativa, no âmbito da UC Sports Week.

Av
Ana Bartolomeu e Marta Costa (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
10 abril, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

A Pausa+Ativa saiu dos corredores da Universidade de Coimbra (UC) para uma mega aula no Pátio das Escolas. A iniciativa, no âmbito da UC Sports Week, levou mais de 200 pessoas a fazer exercício físico, durante cerca de dez minutos.

"Ao ar livre até é mais agradável", revela Fernando Loureiro, funcionário da UC e adepto da Pausa+Ativa. "Com o Sol e com este clima achei maravilhoso", acrescenta.

"É um privilégio poder trabalhar numa Universidade, que tem um património incrível, e que alia o desporto a este espaço [Pátio das Escolas]", declarou Sónia Cardoso, que também participou na atividade. "Foi ligeiramente mais puxado do que o habitual, mas foi uma iniciativa muito muito boa".

Entre movimentos de baixo impacto e alongamentos, Rafael Rodrigues guiou a mega Pausa+Ativa. Para o monitor foi um momento “muito significativo” dado “o espaço emblemático e histórico” onde decorreu.

Promovida pelo Desporto UC, a Pausa+Ativa pretende contribuir para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável no local de trabalho. Docentes, investigadores e corpo técnico da UC podem usufruir da iniciativa semanalmente, com o apoio de um monitor que se desloca aos serviços.

A atividade física não ficou pelo Pátio das Escolas. No final, foi lançada a aplicação MUV que desafia a comunidade UC a priorizar a “bicicleta, a bicicleta elétrica ou até a caminhada como meio de transporte diário”, explica Rafael Rodrigues. Com a duração de quatro semanas, os participantes vão ganhando pontos sempre que optarem por uma mobilidade sustentável.

No final do torneio, os primeiros classificados são premiados com “gift cards, sweaters, t-shirts e mochilas”. O objetivo é, por um lado, promover a atividade física e, por outro, diminuir o número de carros na estrada e reduzir os níveis de dióxido de carbono na atmosfera. “Além de ganharmos pontos para a nossa própria saúde, tornamos também o meio ambiente mais saudável e sustentável”, conclui.