“Mais Conhecimento, Melhor Universidade” debateu missão e desafios no ensino superior

O evento final da Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do Conselho Geral da UC decorreu entre 5 e 6 de fevereiro e refletiu sobre o ensino, a investigação e o desenvolvimento.

Mv
Marta Costa e Maria Cano (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
06 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Mais Conhecimento, Melhor Universidade” insere-se num ciclo de eventos promovidos pela Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) e juntou, no Colégio da Trindade da UC, várias dezenas de pessoas para pensar a universidade entre 5 e 6 de fevereiro.

O objetivo é “refletir sobre a missão da Universidade e desafios que atualmente enfrenta”, defendeu Teresa Pedroso Lima. A docente e membro do CG/UC explicou, durante a sessão de abertura, que foram programados três eventos durante o mandato da comissão. Além deste evento, foi realizado um centrado na investigação, em maio de 2022 e outro “no rescaldo da pandemia, com uma análise aprofundada sobre uma das missões fundamentais de uma universidade: desenvolver um ensino de qualidade”, em fevereiro de 2023.

De acordo com a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque, o evento é também fundamental para “deixar recomendações” e “encontrar as melhores guias para responder às expetativas e possibilidades de renovação” a serem implementadas na Universidade de Coimbra.

“É essencial” uma reflexão sobre a “universalidade”, acrescentou ainda Cristina Albuquerque. Ao enquadrar no evento a alusão aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Vice-Reitora lembrou que no ensino superior há uma “diversidade de culturas, contextos e perspetivas” e é necessário “um conhecimento profundo sobre como as universidades se pensam também em termos de valores”.

"Esta, como outras iniciativas, são sempre bem-vindas. Porque a reflexão é boa para todos", garantiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Durante a sessão de encerramento, o responsável sublinhou que as resoluções do evento vão "contribuir para um plano para melhorar" a UC. "As iniciativas do CG/UC são muito úteis para o governo da Universidade", relembrou Amílcar Falcão.

Mais informações sobre o evento em www.uc.pt/maisconhecimento