Livro de Alberto de Martins sobre Crise Académica de 1969 apresentado na UC

O livro "Peço a Palavra - Coimbra 1969" recorda os acontecimentos que marcaram a Universidade de Coimbra.

24 abril, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC| Milene Santos

A sala 17 de abril, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, acolheu o lançamento do livro “Peço a Palavra – Coimbra 1969” da autoria de Alberto Martins.

Para além da leitura pessoal dos acontecimentos que estiveram na origem da “Crise Académica de Coimbra”, o livro apresenta um conjunto de textos, depoimentos, memórias, episódios, fotografias e desenhos, bem como um acervo significativo de documentos que permitem ao leitor compreender as origens e consequências do acontecimento.

Durante a apresentação do livro, Alberto Martins afirmou que “1969 foi um afluente no rio da história que passou no 25 de abril”. “A luta de Coimbra valeu a pena e foi um momento singular na luta coletiva e da nossa história”, referiu o autor e antigo dirigente associativo.

Já o atual presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Daniel Azenha, também presente na apresentação, considerou este livro “de leitura obrigatória” e referiu que é importante recordar o legado e “aquilo que fizeram por nós”.

João Rodrigues, em representação da editora Babel, recordou o momento retratado no livro e afirmou que este deu “corpo à coragem de Alberto Martins e de tantos outros jovens que lutaram pela liberdade de expressão.

A apresentação contou ainda com intervenções de Rui Namorado, professor jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e da médica Manuela Lacerda.

Apresentação do livro "Peço a Palavra - Coimbra 1969", de Alberto Martins

O evento está inserido nas comemorações dos 50 anos da Crise Académica de 1969, que se estendem até outubro de 2019. Conheça o programa completo aqui.

F. Fernandes e Milene Santos