Lista de Embaixadores da Aliança ODS Portugal conta com novos representantes da Universidade de Coimbra

No total, a UC tem nomeados 10 embaixadores/as associados/as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 9, 10, 11, 12, 14, 16 e 17.

02 fevereiro, 2024≈ 5 mins de leitura

A Pró-Reitora e docente da FEUC, Patrícia Pereira da Silva, foi nomeada Embaixadora da Aliança ODS Portugal com especial responsabilidade na promoção do ODS 7 - Energias Renováveis e Acessíveis.

Patrícia Pereira da Silva, Pró-Reitora e docente da Faculdade de Economia, foi nomeada Embaixadora da Aliança ODS Portugal com especial responsabilidade na promoção do ODS 7 - Energias Renováveis e Acessíveis. A cerimónia, inserida na Conferência Comemorativa do 8.º Aniversário da Aliança ODS Portugal, decorreu no dia 30 de janeiro, no Salão Nobre do Centro Ismaili de Lisboa.

Anabela Ribeiro e Miguel Pardal, ambos docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foram também nomeados novos embaixadores ODS, respetivamente para os ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 14 - Proteger a Vida Marinha.

Os/as Embaixadores/as reúnem o conhecimento, a disponibilidade e o desejo de contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, exercendo ações de interesse coletivo no quadro orgânico e metodológico da Aliança ODS Portugal, de forma voluntária.

Na Cerimónia Protocolar de reconhecimento dos/as Embaixadores/as da Aliança ODS Portugal, foram reconduzidos no cargo os/as anteriores embaixadores/as nomeados/as da UC, cuja lista integral se publica em rodapé.

Tendo por base o ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos, a Global Compact Network Portugal, rede portuguesa da United Nations Global Compact (UNGC), criada na sequência da aprovação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Assembleia Geral das Nações Unidas, criaram, em 2016, a Aliança ODS Portugal, com a missão de incentivar a participação do setor empresarial na sua concretização, criando oportunidades de diálogo e cooperação entre as diferentes partes interessadas, designadamente com a Academia. São membros da Aliança ODS Portugal as organizações aderentes, as organizações participantes da UN Global Compact Network Portugal – como é o caso da Universidade de Coimbra –, e as organizações associadas da APEE - Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Filipe Rocha, Diretor do Serviço de Apoio à Gestão, na qualidade de responsável pela área do desenvolvimento sustentável, foi um dos convidados da Conferência Comemorativa do 8.º Aniversário da Aliança ODS Portugal, subordinada ao tema Agenda 2030: Balanço e Perspetivas para o Futuro.

Em representação do Reitor, Filipe Rocha integrou o conjunto de oradores/as do painel temático de abertura da Conferência, que debateu o Estado da Arte na Concretização da Agenda 2030: Desafios e Oportunidades, cabendo-lhe transmitir a perspetiva das instituições de ensino superior, ilustrada pelo caso prático da UC e pelo seu firme e inequívoco compromisso no cumprimento dos ODS, com impacto espelhado nos resultados alcançados no prestigiado ranking THE Impact Rankings, no qual a Universidade é distinguida, consecutivamente, como a mais sustentável em Portugal desde 2020.

O Diretor do Serviço de Apoio à Gestão partilhou o painel com Conceição Veiga, Diretora do Serviço de Relações Externas e Cooperação do INE, que apresentou o estado da arte dos indicadores ODS para Portugal, com Ana Costa, da Equipa Multidisciplinar de Monitorização da PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, que focou a sua intervenção no Relatório Voluntário Nacional sobre a Agenda 2030, e Carlos Teixeira, em representação da CCDR-LVT, com a abordagem na perspetiva das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. A moderação esteve a cargo de Isabel Moço, Embaixadora Aliança ODS Portugal e Coordinator and Teaching Assistant na Universidade Europeia.

A Conferência Comemorativa do 8.º Aniversário da Aliança ODS Portugal, organizada pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugal, teve por objetivo assegurar um balanço e apontar perspetivas no que se refere à concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quando a sua execução se encontra a meio, envolvendo as organizações e instituições portuguesas como força indutora da sua realização. O encerramento do evento ficou a cargo do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

Lista integral dos/as atuais Embaixadores/as da Aliança ODS Portugal por parte da UC, por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável a que cada um/a se encontra associado/a:

ODS 7 (Energias Renováveis e Acessíveis) – Manuel Gameiro e Patrícia Pereira da Silva;

ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas) – Nuno Mendonça;

ODS 10 (Reduzir as Desigualdades) – Filipe Rocha;

ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) – Helena Gervásio e Anabela Ribeiro;

ODS 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) – António Alberto Correia;

ODS 14 (Proteger a Vida Marinha) – Miguel Pardal;

ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) – Alexandra Aragão;

ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos) – Amílcar Falcão.