Lançado livro em comemoração aos 20 anos do curso de jornalismo da UC

02 junho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Parece-me que é uma coletânea de textos muito interessante” reconhece Carlos Camponez, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), durante a apresentação da obra que marca duas décadas do curso de Jornalismo na FLUC.

“20 anos de Jornalismo contra a indiferença” reúne 20 textos de várias personalidades nacionais e internacionais que tratam de diversos temas, desde os media à própria sociedade. “Muitos textos são inéditos, apesar do tempo que têm, e são de alguns autores que infelizmente, já não estão connosco”, acrescenta o docente que também integra a coordenação e a organização da obra, uma equipa que engloba também Ana Teresa Peixinho, Isabel Vargues e João Figueira. “Acho que nas diferentes áreas que incidem os textos, vai ser uma agradável surpresa para muita gente”, finaliza.

[sublimevideo settings=”youtube-id:2g_M4WFb6XY” width=”600″ height=”338″]

Celebrar 20 anos do curso de jornalismo é celebrar as várias modificações pela qual a própria sociedade passou. “É um curso que sofreu ao longo destes 20 anos várias transformações porque a profissão também sofreu várias transformações”, afirma a subdiretora da FLUC, Ana Teresa Peixinho. “Na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nós estamos atentos precisamente às mudança profissionais e às mudanças sociais para conseguir formar adequadamente os nossos estudantes”, conclui.

[sublimevideo settings=”youtube-id:-0FRfWLIkCw” width=”600″ height=”338″]

O momento de apresentação da obra esteve a cargo de Hugo Gilberto, jornalista na RTP e ex-aluno do curso. O lançamento contou ainda com a presença de docentes, antigos e atuais estudantes de jornalismo.