Investigadora do CINEICC da FPCEUC lidera Comité de Gestão de projeto internacional sobre investigação na depressão perinatal

12 julho, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A COST Action Riseup-PPD – Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder (Rede Pan-Europeia de Inovação e Sustentabilidade na Investigação da Perturbação Depressiva Perinatal), liderada por Ana Ganho Ávila, investigadora integrada do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) foi aprovada.

A COST European Cooperation in Science and Technology financia atividades de colaboração transnacional num sistema de redes dedicadas à colaboração científica com livre acesso e bottom-up, em todos os domínios científicos e tecnológicos.

A Riseup-PPD é a primeira proposta submetida por um membro da Universidade de Coimbra a ser aceite e terá a duração de quatro anos, com início em março de 2019. Neste momento a rede conta com mais de 120 investigadores distribuídos por 25 países, número que tenderá a aumentar ao longo do primeiro ano de funcionamento durante o qual qualquer investigador se poderá associar. A depressão perinatal, segundo estatísticas europeias, tem uma prevalência entre 4 a 38% e pode acarretar consequências sérias para as mães, bebés, e sistemas familiares, podendo também representar um fardo socioeconómico a ser suportado pela sociedade.

Ana Ganho espera que esta rede permita colmatar lacunas na investigação na depressão no período perinatal, tornando-a mais multidisciplinar e com um melhor custo-benefício, promovendo ao mesmo tempo a consciencialização social para esta problemática.

Mais informações sobre a rede no site oficial (bit.ly/riseupppd), ou no Facebook (facebook.com/riseupppd), Twitter (twitter.com/riseupPPD) ou Linkedin (linkedin.com/company/riseupppd).

Comité de gestão durante a primeira reunião

CINEICC