Investigador do CEIS20 vence bolsa Marie Sklodowska-Curie

O projeto que o investigador está a desenvolver prende-se com a investigação artística e tecnológica que visa estabelecer o uso da computação quântica como ferramenta relevante para a prática criativa e investigativa de artistas dentro e fora da academia.

16 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Omar Costa Hamido

© DR

Omar Costa Hamido, investigador associado do Grupo 4 – Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais, obteve uma bolsa Europeia de pós-doutoramento, no âmbito das prestigiadas ações Marie Sklodowska-Curie, tendo o CEIS20 - UC como instituição de acolhimento e José Oliveira Martins como orientador.

O projeto apresentado, IIMPAQCT (Integrated Interdisciplinary Music Practice And Quantum Computing Technologies) é uma investigação artística e tecnológica que visa estabelecer o uso da computação quântica como ferramenta relevante para a prática criativa e investigativa de artistas dentro e fora da academia.

A integração da computação quântica com a prática artística, em particular na composição musical, havia já sido objeto do trabalho de doutoramento de Omar Costa Hamido, que o novo projeto IIMPAQCT pretende expandir: i) programando novas ferramentas tecnológicas, com exemplos e documentação; ii) implementando novas aplicações em processos de experimentação artística, porventura desenhando novas abordagens conceptuais e modelos de criação artística; iii) construindo novas ofertas de formação contínua e avançada, por forma a criar uma comunidade de artistas, investigadores, e cientistas interessados em explorar e integrar Arte e Ciência com esta tecnologia emergente, numa abordagem interdisciplinar.

Prevê-se que o projeto possa também envolver outros Departamentos / Centros de Investigação da Universidade de Coimbra. O plano de trabalhos inicia-se a partir de 1 de junho de 2023 e prolongar-se-á pelos próximos 2 anos.

Todos os desenvolvimentos da investigação poderão ser acompanhados através da newsletter em quantumland.art.