Investigador da Universidade de Coimbra vence o “The European Microfinance Research Award 2020” atribuído pela European Microfinance Network

08 julho, 2020≈ 2 mins de leitura

© DR

O investigador do CeBER da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Mário Augusto, venceu o The European Microfinance Research Award de 2020, promovido pela European Microfinance Network (EMN).

O galardão foi atribuído pelo artigo científico “Online microfinance in Eastern Europe: Personal versus business loan funding”, que tem ainda como co-autores Ana Paula Matias Gama e Ricardo Emanuel Correia (Universidade de Beira Interior) e Fábio Duarte (Politécnico do Porto).

Fundada em 2003, a EMN é uma organização europeia de referência no sector das microfinanças, promovendo o combate à exclusão social e financeira, através do autoemprego e criação de microempresas. Esta é também uma das áreas principais de estudo do projeto “O papel do microcrédito na promoção da integração financeira e social”, financiado pela FCT, do qual fazem parte os investigadores premiados.

O projeto é coordenado por Ana Paula Matias Gama e Mário Augusto e tem o objetivo de avaliar o impacto do microcrédito na probabilidade de sucesso das microempresas, na redução da pobreza e exclusão social dos microempreendedores e das suas famílias.

Além do prémio pecuniário, o artigo premiado será disponibilizado, nas próximas semanas, numa secção dedicada do website da EMN (https://www.european-microfinance.org/publications) e apresentado na conferência EMN Annual Conference 2020, adiada para Outubro por motivos da recente pandemia de COVID-19.

FEUC