Intervenções psicológicas em crianças com ansiedade apresentam resultados promissores

Os programas "Detetives das Emoções In-Out" e "Gato Habilidoso" são destinados a crianças entre os 7 e os 12 anos de idade com sintomas de ansiedade clinicamente significativos, e respetivos pais. As inscrições para participação na nova fase do estudo-piloto estão abertas.

CR
Catarina Ribeiro
03 outubro, 2023≈ 7 mins de leitura

Elementos da equipa do projeto (da esquerda para a direita: Ana Carolina Góis, Diana Santos, Ana Maria Pereira, Brígida Caiado, Ana Isabel Pereira, Helena Moreira, Bárbara Pereira).

© DR

Uma equipa de investigadoras e psicólogas portuguesas está a testar dois programas de intervenção psicológica em crianças entre os 7 e os 12 anos de idade, e respetivos pais, que têm revelado contribuir significativamente para a redução da sintomatologia ansiosa das crianças e da interferência destes sintomas nas suas vidas e nas famílias.

O estudo-piloto dos programas Detetives das Emoções In-Out e Gato Habilidoso tem sido conduzido pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Os programas são destinados a crianças que apresentam sintomas de ansiedade clinicamente significativos, como ansiedade de separação, que se manifesta pela dificuldade da criança em separar-se dos pais; ansiedade social, que se traduz, muitas vezes, na dificuldade em participar nas interações sociais e em situações de avaliação; e ansiedade generalizada, que se manifesta frequentemente por preocupações com uma diversidade de aspetos que a criança não consegue controlar. Em breve, estas intervenções vão ser aplicadas em maior escala, estando abertas as inscrições.

Perante a necessidade de tratamento das perturbações emocionais na infância, pretende-se “contribuir para que estas duas intervenções psicológicas, com características diferentes, mas ambas com resultados de eficácia noutros países muito promissores, fiquem disponíveis no nosso país e possam ser implementadas de forma generalizada”, explica a docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e investigadora do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Helena Moreira.

“A investigação tem mostrado que se as perturbações de ansiedade na infância não forem adequadamente tratadas, a probabilidade de recaída ou de desenvolvimento de novos problemas, ao longo da adolescência e da idade adulta, é elevada”, contextualiza a também coordenadora do projeto. “Os primeiros anos de vida representam uma oportunidade extraordinariamente importante para a promoção da saúde mental ao longo da vida; contudo, muitas crianças não têm acesso a tratamento psicológico, particularmente a intervenções informadas pela evidência”, acrescenta Helena Moreira.

Pretendemos contribuir para que estas duas intervenções psicológicas, com características diferentes, mas ambas com resultados de eficácia noutros países muito promissores, fiquem disponíveis no nosso país e possam ser implementadas de forma generalizada. Helena Moreira

É para colmatar as lacunas nos cuidados de saúde mental na infância que nasce o projeto de investigação Detetives das Emoções In-Out: versão online e presencial do Protocolo Unificado para Crianças, que consiste no estudo das duas intervenções mencionadas (Detetives das Emoções In-Out e Gato Habilidoso), ambas baseadas “na terapia cognitivo-comportamental para ajudar as crianças a reduzir a intensidade e a frequência de experiências emocionais fortes e aversivas, através da aprendizagem de competências que lhes permitam lidar com essas emoções de forma mais adaptativa”, reforça a investigadora. “São usadas estratégias tais como a psicoeducação acerca das emoções, o mindfulness, a resolução de problemas, a exposição emocional, entre outras”, acrescenta.

O estudo-piloto decorreu entre março e julho de 2023, em diferentes zonas do país (nomeadamente Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Mortágua, Pombal e Viseu), tendo envolvido 77 crianças entre os 7 e os 12 anos e respetivos pais: 39 participantes receberam a intervenção Detetives das Emoções In-Out e 38 a intervenção Gato Habilidoso.

A aplicação dois dos programas pretende testar a eficácia de ambos, que, embora tenham o mesmo objetivo, diferem em alguns aspetos. O programa Detetives das Emoções In-Out combina sessões de grupo presenciais e sessões online totalmente autoguiadas que a criança deve completar em casa, com ou sem a ajuda dos pais. “Este é um aspeto inovador, que pretende dar resposta a alguns desafios que pais e crianças enfrentam atualmente, nomeadamente a falta de tempo para participar num programa exclusivamente presencial e os custos associados a essas deslocações”, destaca a também psicóloga clínica.

Estas sessões online pretendem também “tornar a participação no programa mais atrativa para a criança, através da utilização de tecnologias de informação e comunicação”, sublinha a docente da UC. Outro dos fatores distintivos do Detetives das Emoções In-Out prende-se com o envolvimento dos pais desde o início, que são convidados a participar nas sessões, tanto online como presenciais.

De recordar que a equipa de investigação implementou, entre 2020 e 2022, a versão exclusivamente presencial do programa Detetives das Emoções, tendo envolvido mais de 150 crianças com sintomatologia ansiosa e/ou depressiva clinicamente significativa. “A diminuição significativa da sintomatologia e do evitamento de situações temidas e a promoção de competências adaptativas de regulação emocional que foi possível registar durante a intervenção apenas presencial deram-nos segurança para estudar outras versões do programa, nomeadamente a versão combinada”, remata Helena Moreira.

As inscrições para participação no projeto ainda estão a decorrer. Qualquer pai ou mãe que considere que o seu filho apresenta sintomas de ansiedade significativos pode efetuar a inscrição através do e-mail detetives.in.out@gmail.com, para inscrições na zona Centro; ou usando o endereço detetivesinout@psicologia.ulisboa.pt, para inscrições na zona de Lisboa. As escolas que pretendam participar no projeto podem também inscrever-se. A participação no programa é gratuita. O programa de intervenção contempla a realização de 16 sessões.

O projeto é cocoordenado pela professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Ana Isabel Pereira. Conta ainda com o envolvimento da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra (UpC3) e do Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI) da ULisboa.

Mais informações aqui.