Inteligência artificial e pedagogia em debate na FEUC

FF
FEUC
11 setembro, 2023≈ 4 mins de leitura

© João Duarte | FEUC

De modo a assinalar o início do novo ano letivo e a mobilizar a comunidade académica, a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) planeou um variado programa de atividades de acolhimento e integração dos/as estudantes e que também se encontram abertas à cidade. As iniciativas estendem-se por cinco semanas, iniciando-se a 12 de setembro.

Assim, a 12 de setembro, pelas 16h30, tem lugar no auditório da FEUC o seminário sobre “Inteligência artificial e pedagogia no ensino superior”, dinamizado por António Dias de Figueiredo, Professor Catedrático aposentado da FCTUC e especialista em temas de inovação tecnológica e pedagogia. Dinamizada pela Comissão para a Qualidade e Inovação Pedagógica da FEUC, esta iniciativa contará com os comentários de Paulo Peixoto (pró-reitor da UC e docente de Sociologia da FEUC) e de Rui Lourenço (docente de Métodos Científicos de Gestão da FEUC).

Os debates em redor da inteligência artificial têm vindo a multiplicar-se em múltiplos espaços profissionais e institucionais, alargando-se a todos os domínios da vida social. No espaço universitário, adquirem especial acuidade, tanto para docentes quando discentes, transportando consigo inúmeros desafios no plano pedagógico, em matéria de metodologias de ensino, formação, métodos de avaliação e ética académica.

António Dias de Figueiredo é professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, onde cultiva as Socio-Tecnologias da Informação, a Estratégia, Qualidade e Inovação na Educação, a Filosofia e História das Tecnologias e os Métodos de Investigação Científica.

Durante seis anos representou Portugal no Programa Intergovernamental de Informática da UNESCO, Paris, onde foi vice-presidente para a Europa Ocidental. Participou em vários projetos europeus e foi consultor da Comissão Europeia para as questões da estratégia no uso das tecnologias da informação na educação. Integrou o NATO Special Programme Panel on Advanced Educational Technology, Bruxelas. Foi presidente do programa Europeu PROMETEUS, da Comissão Europeia. Presidiu ao SIG Context & Learning do projecto Kaleidoscope. Em 1997 recebeu o grau de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade Aberta e em 2000 foi agraciado com o "Sigillum Magnum" da Universidade de Bolonha. Em 2005 recebeu, da APDSI, o "Prémio Personalidade do Ano da Sociedade de Informação, 2005".

É autor e coautor de cerca de quatro centenas de artigos, apresentou cerca de cinco centenas de comunicações e é autor de vários capítulos em livros publicados no País e no estrangeiro. Integrou mais de três centenas de comissões organizadoras, científicas e de programa de conferências realizadas em Portugal e no estrangeiro e é membro dos conselhos editoriais e consultivos de várias revistas nacionais e internacionais.

O programa que assinala o arranque do ano letivo 2022-23 na FEUC tem como parceiros o Diário As Beiras, o Diário de Coimbra, o Notícias de Coimbra e a RUC.

Partilhe