Iniciativa Destiiinations organiza sessão de apresentação das linhas de investigação do Horizonte Europa para a área da Sáude

02 outubro, 2020≈ 4 mins de leitura

No próximo dia 12 de outubro, às 15h00, vai realizar-se a primeira sessão da iniciativa Destiiinations: a path to greater and better science at the University of Coimbra.

A iniciativa, dinamizada pela equipa para as Áreas estratégicas da Universidade de Coimbra com sede no  Instituto de Investigação Interdisciplinar, engloba um conjunto de eventos de regularidade mensal que pretendem não só contribuir para a disseminação da Ciência desenvolvida na Universidade de Coimbra como também divulgar e promover oportunidades para captação de financiamento competitivo para a investigação.

Este primeiro evento, em formato digital, será dedicado à apresentação das linhas de investigação, ou Destinos, concebidas no Horizonte Europa para a área da Saúde (Cluster 1).

A sessão será iniciada com duas apresentações em que se pretende: 1) explorar a relação entre o Horizonte Europa, a investigação em Saúde e a U.C.; e, 2) dar a conhecer o apoio fornecido pela DAPI – Divisão de Apoio e Promoção da Investigação aos projectos financiados por fundos europeus.

Posteriormente, discutir-se-ão as vantagens de participar e (sobretudo) de liderar um projecto de investigação europeu, apresentando-se o exemplo do projecto EURO-HEALTHY do CEGOT.

Por fim, vai ser apresentada pela AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – o Cluster 1, Saúde.

O programa do evento pode ser consultado aqui e as inscrições deverão ser feitas através deste link.

PROGRAMA:
15.00 – Apresentação geral e alinhamento da Sessão
Maria João Neves & Clara Barata (Gestoras para as Áreas Estratégicas UC)
15.15 – O Horizonte Europa, a investigação em Saúde e a Universidade de Coimbra
Cláudia Cavadas (Vice-Reitora para o Terceiro Ciclo e Investigação UC)
15.25 – A DAPI e o apoio à organização de candidaturas a programas europeus
Helena Mendes (Chefe de divisão, DAPI, UC)
15.35 – Da participação à coordenação de um projecto europeu na área da Saúde: a experiência do Projeto Europeu EURO-HEALTHY: Shaping European policies to promote HEALTH equity (EU Horizon 2020)
Ana Paula Santana (CEGOT, U.C.)
15.45 – Apresentação do Cluster Saúde do Horizonte Europa e da versão preliminar do Programa de Trabalhos 2021-2022
Patrícia Calado (Vogal da Direcção da AICIB, NCP)
16.10 – Questões e Discussão Geral

Destiiinations_ClusterSaude_12102020