Iniciativa "Camões e a Ciência do Seu Tempo" assinala os 500 anos do nascimento de Camões

No dia do aniversário da primeira impressão d’Os Lusíadas Carlos Fiolhais oferece em Coimbra uma viagem científica e poética com Camões.

08 março, 2024≈ 3 mins de leitura

O Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, grupo de trabalho "Poetica e Retórica", a Casa da Cidadania da Língua, o coletivo declAmar Poesia, a Antiga Estação Elevatória do Parque – AEEP, e a Câmara Municipal de Coimbra, promovem o evento "Camões e a Ciência do seu tempo".

A iniciativa, uma pedra angular da programação Camões 500, destaca a intersecção entre a vida, a obra de Luís de Camões e o conhecimento científico da sua época, oferecendo uma nova perspetiva sobre a relevância do poeta no contexto da ciência.

Vai decorrer no próximo dia 12 de março, pelas 18h30, no Museu da Água (Antiga Estação Elevatória - Parque Manuel Braga) em Coimbra. O local histórico será palco de uma noite de descoberta e admiração, onde a poesia encontra a ciência.

18h30 - Conferência do Prof. Doutor Carlos Fiolhais com moderação da Investigadora Maria Bochicchio
Refracções Plásticas Camonianas por António Olaio e Pedro Pousada.

19h30 - Poesia ao Luar: O Colectivo declAMAR Poesia dará voz a Os Lusíadas e a Lírica de Camões num ambiente poético, sob o céu estrelado de Coimbra com a barca serrana “Ó da Roda”.

O evento não só celebra o 500.º aniversário de Camões, mas também promove uma compreensão mais profunda da sua obra, através da lente da ciência.