Inauguração do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra

A cerimónia de inauguração vai ter lugar a 4 de julho, pelas 15 horas, no Colégio de Jesus.

30 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, às 15 horas, vai ter lugar a cerimónia de inauguração do Instituto Confúcio (IC) da Universidade de Coimbra (UC), que se realiza nas suas instalações, localizadas no Colégio de Jesus.

A cerimónia, presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, contará com a presença do Embaixador da China em Portugal e de representantes das universidades parceiras do projeto, a Beijing International Studies University e a Zhejiang Chinese Medical University, bem como de outras individualidades.

A Universidade de Coimbra tem uma história secular de relações com a China, que começou com a localização nesta cidade do primeiro colégio Jesuíta no século XVI, onde muitos dos missionários destinados ao oriente estudaram. Séculos de contactos com a China deixaram nas coleções da UC inúmeros documentos e objetos que constituem um património relevante.

Atualmente, a UC é um polo de atração de muitos estudantes chineses que querem aprender a língua e a cultura portuguesas, sendo também crescente o número de estudantes da UC que estudam a língua e a cultura chinesas.

Neste contexto, no dia 5 de julho, realiza-se, em Coimbra, um encontro de Institutos Confúcio dos Países da CPLP, que irão debater o ensino de chinês a luso-falantes.

O Instituto Confúcio da UC reúne todas as condições para contribuir para a difusão da língua e cultura chinesas, para a melhoria significativa do conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa em Portugal e para a qualificação dos profissionais portugueses que a exercem entre nós, bem como para a formação de todos os interessados em aprofundar as relações entre Portugal e a China.