"Horizonte" desafia a refletir a cultura e o património

Está lançado o tema para a 25.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra. As candidaturas decorrem até 14 de outubro.

Ana Bartolomeu
14 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Sob uma cúpula de estrelas no planetário do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, foi apresentado o tema da próxima edição da Semana Cultural da UC. "Horizonte" chega como um desafio duplo de “interpelar a relação que queremos ter entre a cultura e a fruição do património", explica o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A 25.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai também dar início às celebrações dos dez anos da classificação da Universidade de Coimbra: Alta e Sofia como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. É, por isso, um momento de fazer um balanço, "ponderar sobre o que foi realizado e de projetar o futuro", acrescenta o Vice-Reitor.

“Horizonte significa estabelecer uma fronteira” que, depois de definida, faz surgir um "anseio de ultrapassar esse mesmo horizonte, ou seja, de ver além dele", explica Delfim Leão. O tema da próxima semana Cultural da UC pretende explorar “de que forma é que esse horizonte nos vai convidar a definir novas linhas mais ambiciosas que nos estimulem a criatividade”, conclui.

Eis o que pode fazer:

A 25.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra decorre de 1 a 15 de março de 2023, numa "mostra transversal de cultura que conjuga, num diálogo amplo, a comunidade UC e a própria cidade", conclui Delfim Leão.

As candidaturas estão abertas até dia 14 de outubro, através do preenchimento de um formulário disponível em https://www.uc.pt/semanacultural