"Francisco Nazareth: um cientista entre artistas" no Ciclo Ciência às Seis do Rómulo

A sessão acontece no próximo dia 25, pelas 18h00, de forma remota.

RC
Rómulo CCV
21 janeiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 25, às 18h00, realiza-se via plataforma Zoom, a palestra intitulada "Francisco Nazareth: um cientista entre artistas" com Gilberto Pereira, conservador da colecção de instrumentos científicos do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

A sessão está inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis", iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

Acesso à sessão no Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88518773545 | ou ID da reunião: 885 1877 3545

Evento no Site | Facebook

Os vídeos das sessões anteriores do ciclo (e outros) estão disponíveis no Canal YouTube

Resumo da palestra

Nesta apresentação iremos debruçar-nos sobre a vida e a obra de Francisco Martins de Sousa Nazareth (1889 - 1971), professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra, que, após realizar um estágio com Madame Curie, se tornou um dos pioneiros na detecção de partículas ionizadas em Portugal e que privou com Almada Negreiros e Fernando Pessoa, tendo ficado imortalizado num quadro do café “A Brasileira” do Chiado, em Lisboa.

Breve biografia do orador

Gilberto Pereira é licenciado em Química Industrial, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e mestrado em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Encontra-se actualmente na Universidade de Coimbra (UC) a desenvolver a sua tese de doutoramento em História da Ciência com o tema “A investigação científica no Laboratório de Física da Universidade de Coimbra, entre 1911 e 1972”. Trabalha no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (desde 2002), sendo o conservador da colecção de instrumentos científicos.