FEUC promove conferência de Onésimo Teotónio Almeida “Entre Marx e Darwin – uma auto-revisitação à (pouca) luz dos tempos que correm”

Evento está incluído na programação do Dia da Faculdade.

25 novembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Por ocasião da celebração do 48º aniversário da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que se assinala no dia 2 dezembro, o Onésimo Teotónio Almeida vai proferir a conferência que abre o programa, intitulada Entre Marx e Darwin – uma auto-revisitação à (pouca) luz dos tempos que correm (transmitida em streaming através do canal youtube, em uc.pt/emdireto).

Onésimo Teotónio Almeida é doutorado em Filosofia pela Universidade de Brown e leciona no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, de que foi director durante catorze anos, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning da mesma universidade.

Autor de três dezenas de livros, entre os mais recentes contam-se Despenteando ParágrafosA Obsessão da Portugalidade – identidade, língua, saudade & valores e O Século dos Prodígios – a ciência no Portugal da expansão, todos publicados pela Quetzal em 2015, 2017 e 2018 respetivamente. Este último recebeu quatro prémios, incluindo da Academia Portuguesa de História. Em 2009 publicou De Marx a Darwin – a desconfiança das ideologias (Gradiva), prémio Seeds of Science (2010) para Humanidades e Ciências Sociais.

Co-editor de uma série de estudos lusófonos na Sussex Academic Press, co-dirige outra série na Tagus Press, da Universidade de Massachusetts.

Membro da Academia da Marinha e da Academia das Ciências de Lisboa, é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro. Além da sua reconhecida atividade académica, tem desempenhado um papel fundamental na ligação de Portugal às comunidades portuguesas da América do Norte. Recebeu várias condecorações, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem do Infante.

Cartaz conferência

FEUC