Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra acolhe o maior evento científico europeu na área dos Estudos Clássicos

A 14.ª edição das “Celtic Conferences in Classics” vai decorrer na UC, entre 11 e 14 de julho, e vai contar com a participação de oradores de 37 países.

07 julho, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai acolher, de 11 a 14 de julho, a 14.ª edição das “Celtic Conferences in Classics”, organizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da FLUC, o maior congresso da especialidade realizado na Europa.

O evento científico vai contar com 32 painéis de conferências e mais de 500 comunicações. Fortemente representados estão países como Itália, Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Grécia, mas o congresso vai contar com a participação de oradores de 37 países dos 5 continentes. «Este evento científico, o maior que a FLUC acolhe em 2023, é uma demonstração clara da dimensão internacional da atividade científica do CECH e da FLUC», destaca a comissão organizadora das “Celtic Conferences in Classics”, composta pelos docentes da FLUC Carmen Soares, Delfim Leão e Margarida Miranda, além de Douglas Cairns, da Universidade de Edimburgo.

Nascidas em 1998, no País de Gales, as “Celtic Conferences in Classics” têm sido realizadas alternadamente em universidades da Grã-Bretanha, França e Irlanda, até que, em 2017, o Quebeque, no Canadá, acolheu o evento. Em 2019 foi a vez da Universidade de Coimbra, edição que contou com a presença de mais de 350 participantes tendo «o êxito do evento ditado o seu regresso em 2023, com um número de inscrições sem precedentes», explica a organização.

«O objetivo de um encontro desta natureza, com dezenas de painéis a decorrer em paralelo, consiste em combinar as vantagens do pequeno congresso de especialistas, de temática específica, com as virtudes do grande encontro internacional de classicistas e de historiadores da Antiguidade Clássica, das mais variadas especializações (história greco-romana, filosofia, literatura, arqueologia, estudos de receção, estudos neolatinos…). Por isso, o tempo para debate é sempre respeitado. Académicos de projeção internacional e estudantes são convidados, em conjunto, a discutir questões fundamentais do pensamento e da cultura greco-romanas, tanto nas línguas oficiais das “Celtic Conferences in Classics”, inglês e francês, como noutros idiomas», contextualizam os docentes da FLUC.

Para acolher o grande número de participantes na Universidade de Coimbra, «a Secção de Estudos Clássicos mobilizou os seus investigadores e uma equipa de voluntários estudantes, que já começou há muito a trabalhar para, ao longo de 4 dias, transformar Coimbra na Capital Europeia dos Estudos Clássicos», remata a comissão organizadora.

Mais informações sobre o evento científico, nomeadamente o programa, estão disponíveis aqui.

Partilhe