Faculdade de Letras da UC promove evento para homenagear Agustina Bessa-Luís

A iniciativa vai ter lugar a 23 de novembro, a partir das 15h45, na FLUC.

10 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No dia 23 de novembro, pelas 15h45, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), através do Centro de Literatura Portuguesa, vai promover uma sessão de homenagem a Agustina Bessa-Luís. A iniciativa “Agustina Bessa-Luís 100 anos”, que assinala os 100 anos do nascimento da prestigiada escritora portuguesa, vai ter lugar no Anfiteatro II, situado no 4.º piso da FLUC.

A sessão vai contar com as intervenções de Marta Teixeira Anacleto, Maria Helena Santana, Osvaldo Silvestre e do companheiro de ofício, Mário Cláudio, em conversa com Ana Maria Machado.

Autora de uma vasta e reconhecida produção literária, que se estende do romance ao conto (também para a infância), da biografia ao drama, da crónica ao ensaio, do diário ao texto memorialístico, Agustina Bessa-Luís é uma escritora cuja herança literária e cultural não pode ser ignorada.

«Tal como de Marguerite Duras disse Eduardo Prado Coelho, também Agustina tende “a passar do estatuto de ficcionista para o estatuto de ‘maître à penser’ (embora a expressão seja obviamente inadequada, porque qualquer delas habita uma ‘pensée sans maître’)”. E, talvez por isso, apesar das reconhecidas influências de variados autores, a obra de Agustina se consubstancie em lugar privilegiado onde se (re)visitam as gentes, a cultura e a História nacionais, sem que, todavia, se perca de vista uma dimensão universal», refere Ana Paula Arnaut, docente da Faculdade de Letras da UC.

Partilhe