Faculdade de Direito com novos professores catedráticos

Tomaram posse como professores catedráticos os docentes João Leal Amado, Pedro Costa Gonçalves e Paulo Mota Pinto.

Ana Bartolomeu
07 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

Memórias evocadas entre palavras de agradecimento e de compromisso marcaram os discursos dos professores catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) que tomaram posse a 7 de maio.

“Esta carreira, em muitos aspetos solitária, é um caminho que não é trilhado sem apoio dos outros”, recorda Paulo Mota Pinto. O professor catedrático considera que a Universidade de Coimbra (UC) “tem de ter vistas para além deste belo Pátio de onde se avista muito mais do que a curva do Mondego, de onde se vê o Mundo”.

Para Pedro Costa Gonçalves “chegar a catedrático da UC é chegar ao fim de um caminho longo e árduo”. “Não posso negar que me atravessa nesta hora um sentimento de grande júbilo”, admite Pedro Costa Gonçalves, mesmo após terem passado dois anos da contratação como professor catedrático.

Sendo este o patamar mais alto na carreira de docente universitário, João Leal Amado considera o momento como “um ponto de chegada para todos nós”. Recorda o ponto de partida como algo que aconteceu “por acaso”, quando se cruzou com manual de Direito Constitucional do professor Gomes Canotilho. “Foi essa obra que me cativou”, mesmo antes de ter aulas com o autor. “É isto que faz a magia da nossa profissão, a ideia de que podemos fazer a diferença, às vezes sem nos apercebermos”, conclui João Leal Amado.

A pandemia de covid-19 impediu a realização da cerimónia em tempo próprio, mas não a cancelou. As tomadas de posse de professores catedráticos são momentos que “fazem parte da tradição e do prestígio da UC”, defende o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“É bom lembrar que a categoria de professor catedrático é fundamental para que a UC esteja bem representada em muitos locais” que de outra forma não poderia estar. Nos últimos três anos, o número de professores catedráticos e associados aumentou de “forma substancial” de 32% para cerca de 50%.

Aos mais recentes professores catedráticos, Amílcar Falcão deseja que perpetuem o “pesado e longo legado” da Faculdade de Direito, para que a mesma continue no seu caminho de "sucesso e de reconhecimento nacional e internacional."