Exposição na FDUC quer educar para consciência

A iniciativa é organizada pelo Instituto +Liberdade, em representação da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

A exposição está patente nos claustros dos Gerais, na FDUC.

© UC | Marta Costa

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) é palco para a exposição internacional “Memória – Totalitarismo na Europa”. “Devemos lembrar o passado, mesmo em países que não sofreram diretamente com os regimes totalitários”, quem o diz é o presidente da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia, Lukasz Kaminski, que esteve em Coimbra para a inauguração da mostra. “Lembrar pode ser uma espécie de vacina, pode proteger-nos da ocorrência deste tipo de regimes no futuro”, sublinha.

Outra das razões salientadas para trazer para a FDUC a exposição é mostrar “o legado daqueles que se opuseram” aos regimes totalitários. “E mostrar que o fizeram em nome de princípios básicos, que ainda são importantes para nós”. De acordo com o responsável, “podemos ensinar os alunos porque que é que os Direitos Humanos são ainda importantes” através das ações desses homens e mulheres.

Finalmente, e de especial importância numa Faculdade de Direito, “é o legado do direto – perceber porque é que tantos saíram impunes, mesmo sendo responsáveis por tantas vítimas”. “Esta é uma das muitas questões que os futuros advogados do mundo devem fazer: o que podemos nós fazer para melhorar os nossos sistemas legais”, destaca Lukasz Kaminski.

Eis o que pode fazer:

Patente nos claustros dos Gerais, o objetivo da FDUC com a exposição é "educar os nossos jovens para terem consciência de que isto faz parte do passado mas, se não tiverem cuidado, isto pode vir a fazer parte do futuro também", acrescenta o diretor da FDUC, Jónatas Machado. De acordo com o diretor, "devemos estar alerta e assim sensibilizamos os nossos jovens para levarem a sério os ensinos acerca da democracia e dos Direitos Humanos que recebem aqui".

A exposição "Memória – Totalitarismo na Europa” tem entrada gratuita.