Exposição internacional “Memória: Totalitarismo na Europa” na Faculdade de Direito da UC

A mostra inaugura a 8 de outubro, pelas 15h00.

M+
Milene Santos (com Instituto +Liberdade)
06 outubro, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | François Fernandes

A exposição internacional itinerante “Memória Totalitarismo na Europa", que já foi apresentada em 22 grandes cidades de 19 países da Europa e da América do Norte, chega a 8 de outubro à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

A iniciativa é organizada pelo Instituto +Liberdade, em representação da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia. De acordo com o seu Diretor Executivo, Carlos Guimarães Pinto, a exposição pretende "educar e informar as novas gerações sobre o trágico passado totalitário da Europa e sobre a importância de defender os direitos humanos fundamentais, as liberdades e garantias individuais, bem como os valores democráticos na sociedade". "Sendo a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra um centro de conhecimento por excelência, é um enorme prazer trazer a exposição para aqui”, salienta o responsável.

A inauguração da mostra está marcada para as 15h00, no espaço da FDUC, e contará com a presença de Łukasz Andrzej Kamiński, Presidente da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia.

A Plataforma da Memória e da Consciência Europeia é uma organização não governamental internacional, fundada em Outubro de 2011 em Praga, por 20 membros de Estados da União Europeia, cujo propósito é aumentar a consciência pública sobre a história europeia e os crimes cometidos por regimes totalitários e encorajar uma ampla discussão a nível europeu sobre as causas e consequências do regime totalitário.

Łukasz Andrzej Kamiński

Łukasz Kamiński, historiador polaco, especializado na história da Polónia pós 1945, particularmente no período de ocupação soviética e na "República Popular Polaca" imposta pela União Soviética, é Presidente da Plataforma de Memória e Consciência Europeia desde Novembro de 2019, tendo sido Presidente do Instituto de Memória Nacional (Polaco) entre 2011 e 2016.
Kamiński é um dos signatários fundadores da Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo.