Exposição "Hansen stories: memórias inéditas sobre uma doença e um hospital" para ver no Departamento de Ciências da Vida

A mostra vai estar patente até ao dia 1 de outubro.

MS
Milene Santos
28 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

O Edifício S. Bento (piso 1), do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra tem patente a exposição "Hansen stories: memórias inéditas sobre uma doença e um hospital".

A mostra vai estar em exibição até ao próximo dia 1 de outubro.

A exposição é promovida pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, e é constituída por quinze painéis informativos. Remete os visitantes para um conjunto de memórias, contadas na primeira pessoa, que compartilharam o mesmo espaço – o Hospital Colónia Rovisco Pais (Tocha - Cantanhede) - última e única Leprosaria Nacional, especializada no tratamento da doença de Hansen (1947 e 1996).

Integrada no projeto "Rovisco Pais old leprosy - a museological nucleus and storytelling website" desenvolvido no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais e apoiado pela Sasakawa Health Foundation, a exposição resulta de uma seleção de “stories” de ex-utentes e ex-funcionários ou visitantes do antigo Hospital que integram a coleção reunida no website com o mesmo nome e que apresentam como característica comum o facto de serem inéditas.

Através da "Hansen Stories – Memórias inéditas sobre uma doença e um hospital" é possível conhecer testemunhos de pessoas que trabalharam e viveram nesta Instituição hospitalar, projeto que surgiu com o patrocínio da Sasakawa Health Foundation, a curadoria da CulturAge, numa parceira com o designer Rui Veríssimo.

Mais informações aqui.

Partilhe