Exposição fotográfica "Phenomena...Sobre Alterações Climáticas" no TAGV

A mostra vai estar patente até 10 de novembro.

MC
Milene Santos (com CIAS)
14 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe, a partir de amanhã (15 de outubro), a exposição fotográfica "Phenomena...Sobre Alterações Climáticas".

Phenomena é o resultado de um concurso de fotografia organizado pelo movimento ecoVerney (Universidade de Évora) em colaboração e com o apoio de várias entidades públicas e privadas. Das 200 imagens enviadas por fotógrafos amadores e profissionais foram selecionadas 30 para integrarem a exposição, representando várias dimensões e olhares que, de forma direta ou metafórica, ilustram o desafio atual das alterações climáticas. A iniciativa pretende desafiar a comunidade a focar a atenção nas mudanças ambientais em Portugal através da fotografia, trazendo uma dimensão que vai para além daquilo que são as explicações da ciência.

A exposição é uma forma de homenagear o Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro climatólogo português e investigador de grande relevância nacional e internacional, falecido em 2018. A comunidade científica é unânime em afirmar que o impacto das alterações climáticas coloca em risco a vida na Terra e que é urgente compreender e pensar em soluções integradas e inclusivas a estes desafios. Prova disso é a recente abertura do Mestrado em Antropologia, Globalização e Alterações Climáticas do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.

A exposição itinerante, que mostra várias dimensões das alterações climáticas, foi inaugurada em Évora em 2019 com curadoria original de Maria do Mar, Janine da Silva, Mariana Valente e Maria Ilhéu. Chega agora a Coimbra por Janine Pereira da Silva (CBMA, Universidade do Minho) e Daniela Rodrigues (CIAS, Universidade de Coimbra), com o apoio do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação em Antropologia e Coimbra (CIAS-UC), o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UC) e o Centro de Ecologia Funcional (CFE-UC).

A exposição Phenomena, que tem entrada livre e está aberta ao público em geral, vai ficar patente no Café do TAGV, em Coimbra, entre os dias 15 de outubro e 10 de novembro de 2021.

Mais informações aqui.