Exposição “A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" para visitar até 30 de junho

06 março, 2024≈ 1 min de leitura

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca das Ciências da Saúde (BCSUC) tem patente, entre os dias 4 de março e 30 de junho, a exposição itinerante “A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)", uma parceria entre a BCSUC e o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Sinopse

"O Serviço Nacional de Sáude, aprovado em 1979, materializa uma das conquistas da Revolução de Abril e do processo revolucionário iniciado em 1974. A exposição itinerante “A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" pretende contar as histórias das lutas que surgiram após o 25 de Abril e tornaram possível a criação do Serviço Nacional de Saúde. Movimentos sociais, trabalhadores da saúde, estudantes e associações desenvolveram iniciativas para garantir o direito à saúde de todos(as).

A exposição itinerante “A criação do Serviço Nacional de Saúde: a conquista de um direito (1974-1979)" baseia-se nas coleções do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Ao longo de seis painéis, documentos históricos permitem reconstruir a trajetória do Serviço Nacional de Saúde. Poderá aceder a estes documentos através de vários códigos QR presentes nos painéis."

Entidade detentora

Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra

Materiais da exposição

Poster Exposição BCSUC