“Explorem tudo o que a Universidade vos oferece – que é muito”, Gonçalo Castelo-Branco investido como Embaixador Alumni

Investidura decorreu durante uma sessão de boas-vindas aos estudantes de programas de mobilidade como o Erasmus, a 5 de fevereiro, no Auditório da Reitoria da UC.

Mv
Marta Costa e Karine Paniza (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
05 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“Aproveitem”. Foi o conselho principal deixado pelo Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, para os “cerca de 600 novos estudantes Erasmus” que encheram o Auditório da Reitoria da UC.

Durante a sessão de acolhimento aos estudantes de mobilidade, o responsável, que manteve “o espírito Erasmus toda a vida”, garantiu que é uma altura da vida “que não vão esquecer. Das aulas, dos professores, das redes que vão criar”. Numa Universidade que tem cerca de 20% de estudantes internacionais, João Nuno Calvão da Silva admitiu ainda que “é incrível estar aqui e fazer aqui Erasmus”. “Vão ser sempre estudantes de Coimbra”, garantiu.

Eis o que pode fazer:

A sessão serviu também para empossar Gonçalo Castelo-Branco como Embaixador Alumni da UC. Com uma paixão, que ainda hoje mantém, pela investigação, o antigo estudante de Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC contou como o interesse pela música o levou para um curso de programação e locução na Rádio Universidade de Coimbra. Ou como com os colegas, cerca de 30 ou 40, de todos os pontos do País e também internacionais, se juntavam à frente da Faculdade de Letras para tocar e cantar, ou fazer serenatas.

“Explorem tudo o que a Universidade vos oferece – que é muito”, defendeu o agora professor catedrático e investigador em biologia celular no Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia. Gonçalo Castelo-Branco acrescentou que a UC lhe “abriu horizontes”, garantindo que também para os estudantes Erasmus pode fazer o mesmo, se arriscarem.