Estudantes da Universidade de Coimbra vencem Prémio Universidade de Lisboa | Fundação BIAL 30 Anos

A competição académica visa estimular as capacidades de reflexão, interpretação e análise crítica dos estudantes.

26 novembro, 2024≈ 3 mins de leitura

© Tozé Canaveira - Fundação BIAL

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Universidade de Lisboa | Fundação BIAL 30 Anos e entre eles há três estudantes da Universidade de Coimbra (UC).

Os premiados foram anunciados ontem, 25 de novembro, numa cerimónia realizada no âmbito do 6.º Encontro de Estudantes do Colégio Mente-Cérebro, na Reitoria da Universidade de Lisboa. Foram atribuídos 10 prémios a estudantes distribuídos pelos três ciclos de ensino superior e provenientes de diferentes instituições, áreas disciplinares (Medicina, Psicologia e Letras) e regiões do país. Da UC foram distinguidos Diogo Fernando Reis Carneiro, da Faculdade de Letras da UC (Licenciatura 1.º ciclo); Samuel David Canas dos Santos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC (Licenciatura 1.º ciclo); e Mariana Catalão Peres Monteiro, da Faculdade de Medicina da UC (Mestrado 2.º ciclo).

Os vencedores, reconhecidos pela qualidade e inovação dos seus ensaios, receberam um prémio monetário no valor de €1.000 cada, um incentivo à produção científica e ao aprofundamento do conhecimento nas áreas da mente e do cérebro. Na avaliação foi tida em conta a capacidade de reflexão, análise crítica e argumentação dos participantes, através da exploração de ideias, opiniões e interpretações de forma livre e estruturada, bem como a capacidade de exposição de uma forma articulada, coerente e rigorosamente fundamentada.

O prémio, que contou com 58 candidaturas, foi criado com o objetivo de estimular a reflexão, a interpretação e a análise crítica de estudantes do ensino superior. Desta forma, os estudantes foram desafiados a redigir ensaios sobre o tema da conferência comemorativa do 30.º aniversário da Fundação BIAL, intitulada «Sobre a Fisiologia da Mente 2024», apresentada por António Damásio e preparada em conjunto com Hanna Damásio. Dos cerca de 4.500 participantes, assistiram ao evento mais de 1.000 estudantes.

Tendo o neurocientista português internacionalmente aclamado como fonte inspiradora, este Prémio procurou destacar não apenas o mérito dos premiados, mas também a relevância do diálogo interdisciplinar na formação de uma nova geração de investigadores.

Mais informações aqui.

Partilhe