Espaço “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica” distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia

Espaço inaugurado em abril de 2023 recebeu Menção Honrosa na categoria Coleção Visitável, na cerimónia anual de entrega dos Prémios APOM.

RS
Rui Marques Simões
31 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) premiou o espaço “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica”, da Universidade de Coimbra (UC), com uma Menção Honrosa na categoria Coleção Visitável, na cerimónia anual de entrega dos Prémios APOM, realizada hoje (sexta-feira, 31), no Centro de Congressos Alfândega do Porto.

Inaugurado em abril de 2023, no Colégio de Jesus (parte do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra), o “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica” veio reorganizar e reinterpretar o espólio do Museu Académico da Universidade de Coimbra, dando seguimento um projeto vencedor do Orçamento Participativo de 2020 da Câmara Municipal de Coimbra, sob proposta de João Correia. O espaço museológico oferece uma visão singular dos momentos mais marcantes da vida estudantil em Coimbra, com salas evocativas de cada vivência.

Criados em 1994, os Prémios APOM têm como objetivo “distinguir os museus e os seus profissionais em diversos domínios, representativos da complexidade que envolve uma instituição museológica”, sendo atribuídos por um júri composto pelos membros dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Museologia, “profissionais com ampla e reconhecida experiência no sector dos museus”.