Entrega de prémios da 10.ª edição do concurso Arrisca C

21 maio, 2019≈ 4 mins de leitura

Realiza-se na próxima quinta-feira, dia 23, a partir das 15h00, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, a cerimónia de entrega de prémios da 10.ª edição do concurso Arrisca C. O evento contará com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

Promovido por um conjunto de 15 parceiros, liderados pela Universidade de Coimbra, e apoiado por 24 patrocinadores, o concurso de ideias e planos de negócio Arrisca C é atualmente um dos mais ambiciosos programas nacionais na área do empreendedorismo e inovação. Com categorias dirigidas a estudantes do ensino secundário e técnico-profissional e a jovens do ensino superior ou recém-diplomados (há menos de cinco anos, em qualquer instituição de ensino superior do País), esta iniciativa já apoiou a criação de mais de 25 empresas.

Concorreram a esta 10.ª edição, que vai atribuir mais de 150 mil euros em prémios, 101 projetos. Uma nova plataforma de apoio aos cuidados de saúde dirigidos à terceira idade, uma tecnologia para o tratamento do cancro de mama, soluções de otimização de coletores solares térmicos e e materiais de construção feitos com resíduos industriais são apenas alguns exemplos dos inúmeros projetos disruptivos apresentados a concurso.

Os prémios vão desde valores monetários até à incubação gratuita de empresas, apoio na elaboração e consolidação de planos de negócio, apoio na realização de protótipos e no desenvolvimento de imagem e branding corporativo – passando pelo apoio contabilístico ou o apoio na elaboração de candidaturas a financiamentos europeus e à internacionalização (entre outros).

Dividido em duas categorias, o concurso Arrisca C premeia, por um lado, as melhores Ideias de Negócio ainda em fase de conceção e sem plano de negócio desenvolvido e, por outro, os melhores Planos de Negócio, que apresentem projeto para a constituição de uma empresa. A categoria das melhores Ideias de Negócio inclui também o Prémio Ensino Secundário (dirigido a estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional) e o da melhor ideia na área do Empreendedorismo Social.

Ao fim de 10 edições, com quase um milhão de euros em prémios distribuídos e mais de 800 projetos candidatos (envolvendo mais de 2500 promotores) o Arrisca C já se transformou numa referência na propagação de ideias e projetos inovadores

A 10.ª edição do concurso Arrisca C é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18/04/2017 e 17/04/2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.640.764,99€, sendo o montante de 1.394.650,24€ financiado pelo FEDER.

Mais informações estão disponíveis em www.arrisca-c.pt e em www.facebook.com/ArriscaC

Rui Marques Simões