EC2U: aliança universitária europeia avança para nova fase com a integração da nova universidade

Durante três dias, a equipa da Universidade Johannes Kepler de Linz, na Áustria, reuniu com docentes, investigadores, membros do corpo técnico e estudantes da UC para conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos três anos iniciais da EC2U na Universidade de Coimbra.

EC
EC2U Coimbra
04 março, 2024≈ 5 mins de leitura

Da esquerda para a direita: Maria Buchmayr (representante do WP6) e Adriana Estrada (coordenadora local), da Universidade Johannes Kepler de Linz; Vice-Reitor da UC, João Nuno Calvão da Silva; coordenadores locais da EC2U na UC, Filipe Rocha e Diogo Gonçalves.

© DR

Entre 27 e 29 de fevereiro, a Universidade de Coimbra (UC) recebeu uma delegação da Universidade Johannes Kepler de Linz (JKU), a 8.ª universidade europeia a integrar a EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, unindo-se, assim, às sete universidades criadoras da aliança: Universidade de Coimbra, Universidade de Poitiers (França), Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália) e Universidade de Turku (Finlândia).

Os três dias de visita fazem parte da estratégia de integração da nova universidade parceira da EC2U, que tem por base visitas e reuniões nas sete universidades de forma a mostrar o trabalho que foi desenvolvido entre 2020 e 2023, na fase piloto da aliança, pelos diferentes grupos de trabalho, em áreas tão diversas como a sustentabilidade, a saúde, a comunicação ou a gestão académica.

A visita organizada pela Universidade de Coimbra teve como objetivo central mostrar a diversidade de centros de investigação, faculdades e serviços da instituição que estão envolvidos na EC2U e a forma como todos dialogam e interagem na construção da aliança na UC.

No primeiro dia, a equipa foi recebida pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, e pelos coordenadores locais da EC2U na UC, Diogo Gonçalves, Filipe Rocha e Sílvia Silva Dias. Seguiu-se um encontro com estudantes, elementos fundamentais na construção da comunidade EC2U, que partilharam as suas experiências de participação e organização de eventos no âmbito das atividades da aliança (como a primeira EC2U Students Week, organizada pela UC, em parceria com a Associação Académica de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra). Uma sessão para a partilha de boas práticas na organização de eventos, gestão académica e creditação e comunicação teve também lugar no arranque da semana de visita.

A delegação da Universidade Johannes Kepler de Linz que esteve na UC – composta pela coordenadora local, Adriana Estrada; e pela representante do WP6, Maria Buchmayr – teve como um dos pontos altos a reunião, que decorreu no segundo dia de visita, no âmbito Work Package 6 – UNSDG#11 Sustainable Cities and Communities, que é liderado pelo docente da UC, Manuel Gameiro, que deu origem a um dos mestrados conjuntos da aliança, ciclos formativos que a JKU vai também passar a integrar. A discussão sobre o programa formativo e sobre futuras produções académicas na área da sustentabilidade foram os pontos centrais da discussão.

Já no último dia, reuniram ainda com os representantes do Work Package 4 - UNSDG#3 Good Health & Well-Being na UC, a docente e o investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), Paula Santana e Ricardo Almendra, respetivamente; e do Work Package 5 - UNSDG#4 Quality Education, coordenado na UC pelas docentes da FLUC, Clara Keating e Susana Araújo, para abordar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito destas áreas na Universidade de Coimbra. A Câmara Municipal de Coimbra, parceira da EC2U desde o primeiro momento, recebeu também a equipa da Universidade Johannes Kepler de Linz, para refletir sobre a ligação das universidades com os municípios e o seu papel estratégico na aliança. Sendo a sustentabilidade uma área prioritária da aliança, o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC recebeu também a equipa da JKU para apresentar o trabalho desenvolvido nesta área na UC.

Sobre a Aliança EC2U

A aliança europeia Campus Europeu de Cidades Universitárias (EC2U) é integrada, atualmente, pela Universidade de Coimbra, pela Universidade de Poitiers (França), pela Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), pela Universidade de Salamanca (Espanha), pela Universidade de Pavia (Itália), pela Universidade de Turku (Finlândia) e pela Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria). Desde abril de 2022, a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia) é também parceira da EC2U. Esta aliança universitária europeia multicultural e multilingue, coordenada pela Universidade de Poitiers, pretende desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades. A aliança baseia-se numa cooperação única, que envolve comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos.