Docente da UC nomeada vice-presidente da International Tourism Studies Association

Cláudia Seabra vai ser responsável pela definição de uma agenda com vista ao desenvolvimento da investigação em turismo na Europa Ocidental durante três anos.

CR
Catarina Ribeiro
12 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

A docente e investigadora da Universidade de Coimbra, Cláudia Seabra.

© FLUC | Gabinete de Comunicação e Imagem

A docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), Cláudia Seabra, foi nomeada vice-presidente para a Europa Ocidental da International Tourism Studies Association (ITSA).

A colaboração da docente da UC enquanto vice-presidente vai passar pela definição de uma agenda com vista ao desenvolvimento da investigação em turismo na Europa Ocidental, no contexto dos vários desafios que ameaçam atualmente o setor, ao longo dos próximos três anos.

“Ser convidada para liderar este projeto na Europa Ocidental é extraordinariamente importante, pois trata-se da região que representa mais de 50% de chegadas do turismo mundial. É uma grande responsabilidade, não só porque esta é a região mais importante em termos de fluxos turísticos, mas também foi aqui que os primeiros estudos e investigações em turismo foram feitas já nos anos 50”, destaca Cláudia Seabra.

Os vice-presidentes regionais da International Tourism Studies Association apoiam a criação de redes regionais em várias partes do mundo. Estas redes interligam investigadores da área turismo através de projetos de investigação conjuntos, eventos, webinars, atividades sociais, entre outras iniciativas.

Criada em 2006, a ITSA é uma entidade dedicada à investigação internacional na área do turismo, que procura promover a investigação, assim como a colaboração entre investigadores e profissionais no setor turístico. “A ITSA é única entre as associações internacionais de investigadores e profissionais de turismo, tendo como missão incentivar a interação e a cooperação entre os membros dos países em desenvolvimento e desenvolvidos”, explica a investigadora.

“De entre tantos e renomados investigadores terem escolhido uma ʽnovataʼ que ʽsóʼ faz investigação nesta área há cerca de 20 anos foi uma surpresa inicialmente. E foi mesmo essa a questão que fiz ao fundador da ITSA, Alastair Morrison, quando me endereçou o convite: ʽTêm a certeza de que sou a pessoa indicada? Estarei à altura?ʼ. A resposta foi rápida: ʽPrecisamos de gente jovem e dinâmica que esteja em instituições com grande pujança na investigação em turismo com preocupações humanistas e de sustentabilidadeʼ”, partilha Cláudia Seabra.