Docente da UC explica investigação distinguida com Prémio Nobel da Química 2021

O Nobel da Química deste ano homenageia a criação de uma ferramenta de construção de moléculas orgânicas, conhecida como organocatálise assimétrica.

KP
Karine Paniza
22 outubro, 2021≈ 1 min de leitura

O Prémio Nobel de Química foi atribuído em 2021 a Benjamin List e David W.C. MacMillan pelo desenvolvimento da organocatálise assimétrica.

Rui Fausto, docente do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, conta-nos sobre a investigação premiada.

Benjamin List

Benjamin List nasceu a 11 de janeiro de 1968 em Frankfurt am Main, Alemanha.

Formou-se em química pela Universidade Livre de Berlin em 1993 e doutorou-se pela Universidade Goethe de Frankfurt em 1997. No mesmo ano iniciou uma bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Pesquisa Scripps em La Jolla, Califórnia.

Tornou-se professor assistente em 1998. Retornou à Alemanha em 2003 para tornar-se investigador principal do grupo de pesquisa no Instituto Max Planck para Pesquisa de Carvão, Mülheim an der Ruhr, tornando-se em 2005 diretor do instituto.

Desde 2000, a organocatálise assimétrica tem sido parte fundamental da pesquisa e produção farmacêutica. Os métodos pioneiros de List e MacMillan permitiram a síntese de moléculas importantes sem o uso intensivo de metais pesados ​​prejudiciais ao meio ambiente.

Benjamin List recebeu o Prémio Nobel de Química de 2021 pelo seu trabalho em organocatálise assimétrica e dividiu o prémio com o químico britânico David MacMillan.

Fonte: www.britannica.com

David MacMillan

David MacMillan nasceu em Bellshill, Escócia, formou-se em química na Universidade de Glasgow, onde trabalhou com Ernie Colvin.

Em 1990, iniciou o doutoramento com a orientação de Larry Overman na Universidade da Califórnia, mais tarde o pós-doutoramento na Universidade de Harvard (1996).

Em 1998 inicia atividade na Universidade da California em Berkeley antes de se mudar para a Caltech em junho de 2000.

Em 2006 assume o cargo de James S. McDonnell Distinguished University Professor na Universidade de Princeton e torna-se Diretor de Departamento entre 2010 e 2015.

Em 2012, tornou-se Fellow da Royal Society (FRS) e Fellow da American Academy of Arts and Sciences. Em 2018, foi eleito para a Academia Nacional de Ciências.

Foi editor-chefe de Ciências Químicas (2009-2014) e presidente da Seção de Estudos do National Institutes of Health - The Synthetic and Biological Chemistry A.

É diretor da Princeton Catalysis Initiative e, juntamente com Paul Reider é cofundador da Chiromics LLC, uma empresa de biotecnologia

David MacMillan recebeu o Prémio Nobel de Química de 2021 pelo trabalho em organocatálise assimétrica e dividiu o prémio com o químico Alemão Benjamin List.

Fonte: www.nasonline.org