Dia Mundial do Coração assinalado na UC com várias atividades

A data comemora-se a 29 de setembro.

23 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No próximo dia 29 de setembro, quinta-feira, celebra-se o Dia Mundial do Coração, uma data assinalada, anualmente, pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) em diferentes locais do país. No presente ano, a Universidade de Coimbra (UC) vai acolher a iniciativa dirigida à comunidade académica.

O programa, delineado em conjunto com a UC, vai decorrer ao longo de todo o dia e inclui várias atividades, para as quais a comunidade académica é convidada a participar e que pretendem promover a saúde cardiovascular, a atividade física e o bem-estar.

“A Universidade de Coimbra tem tido como preocupação central o bem-estar de toda a sua comunidade, assim como da população em geral. Nesse sentido, quando a Reitoria foi contactada pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia para sermos parceiros na celebração deste dia tão especial, não tivemos a menor hesitação em colaborar na preparação e operacionalização de várias atividades focadas, sobretudo, nessa tão importante aliada de um coração saudável como é o caso da atividade física”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A sessão de abertura do Dia Mundial do Coração realiza-se pelas 10h00, no Jardim Botânico, e contará com as intervenções do Presidente da SPC, Lino Gonçalves; do Presidente da Federação Mundial do Coração, Fausto Pinto; do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Após os discursos inicia-se uma caminhada - de participação gratuita e sem necessidade de inscrição prévia - até ao Estádio Universitário de Coimbra, onde decorrerá uma atividade de speed dating com alguns cardiologistas para esclarecimento de dúvidas e questões, seguida do almoço na Cantina do Estádio Universitário. Durante a tarde vai ter lugar, ainda no Estádio Universitário, uma sessão de teambuilding com os Núcleos de Estudantes. O dia terminará no Polo III da UC com um light snack e um concerto dos Antigos Orfeonistas.

A Torre da Universidade de Coimbra estará, simbolicamente, iluminada de cor vermelha nas noites dos dias 28 e 29 de setembro, para reforçar a importância da prevenção da saúde cardiovascular.