Dia Europeu das Línguas assinalado na Faculdade de Letras da UC

Faculdade de Letras da Universidade Coimbra celebra diversidade cultural e linguística da Europa a 26 de setembro.

21 setembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© FLUC l Gabinete de Comunicação e Imagem

Uma oficina de caligrafia japonesa, projeção de filmes e vídeos, leituras de textos de autores de língua portuguesa que usem palavras em crioulo, uma exposição de literatura digital, palestras e atividades de escrita coletiva são algumas das cerca de três dezenas de iniciativas que constituem o programa do Dia Europeu das Línguas. A efeméride é assinalada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), a 26 de setembro.

Durante todo o dia, em frente ao edifício da FLUC, vai estar instalada a "Praça das Línguas", na qual os docentes do Departamento de Línguas, Literatura e Culturas vão estar disponíveis para tirarem dúvidas de natureza linguística, abordarem questões do plurilinguismo na Europa e falarem também acerca dos vários idiomas disponíveis na faculdade.

A maioria dos eventos decorre nos vários espaços da FLUC, à exceção de dois. “A ciência não começou hoje...” vai ter lugar no Instituto Botânico e pretende evidenciar o papel que o Grego e o Latim têm no vocabulário científico. No Parque de Santa Cruz, a sessão “Circuito literário da água” leva os participantes a passear pelas inscrições latinas que existem no Jardim da Sereia.

O programa inclui ainda várias sessões de contacto com as línguas, entre as quais, uma aula aberta de língua inglesa e estudos da linguagem; uma palestra sobre a importância da aprendizagem da língua italiana no contexto ocidental, uma sessão de poesia de autores espanhóis e ainda uma aula aberta destinada a estudantes sem conhecimentos de alemão.

O Dia Europeu das Línguas é celebrado desde 2001 e tem como objetivo promover o património linguístico e a diversidade cultural do continente. Em Coimbra, a organização do evento está a cargo do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e do Centro de Línguas da FLUC.

Consulte aqui o programa completo do evento.