Dia da Gastronomia Sustentável é assinalado com jantar de angariação de fundos para investigação

O jantar vai realizar-se a 23 de julho, pelas 19h00.

16 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 18 de junho, sexta-feira, celebra-se o Dia da Gastronomia Sustentável.

Para assinalar a data, o Laboratório de Biomedicina Mitocondrial e Teranóstica (LBioMiT), o Restaurante do Rei dos Leitões, a Lugrade, a Quinta dos Monteirinhos, com o patrocínio científico da Universidade de Coimbra, juntam-se na organização de um jantar de angariação de fundos para apoio da investigação científica realizada no LBioMiT.

O jantar, inicialmente previsto para dia 18, vai realizar-se a 23 de julho, pelas 19h00.

O evento vai servir ainda para promover a comunicação de ciência através de uma palestra sobre os benefícios do consumo do bacalhau para a saúde, nomeadamente doenças cardiovasculares e saúde mental, em relação com os seus componentes biomoleculares. A sessão estará a cargo de Manuela Grazina, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretora do LBioMiT e investigadora.

Além da vertente de angariação de fundos, a iniciativa pretende envolver diferentes grupos da sociedade com aproximação dos cidadãos à ciência e ao conhecimento científico, promovendo a literacia em saúde.

De notar que o LBioMiT (antes Laboratório de Bioquímica Genética) surgiu a 6 de Março de 1995, e dedica-se a estudos bioquímicos/ genéticos em doenças raras (citopatias mitocondriais) e teranóstica. Resulta de uma parceria entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC)  e Faculdade de Medicina da UC.

18062021_2 v2

Mais informações sobre o evento na página de Facebook: aqui.

Milene Santos