“Dia da Celebração dos Fungos” dá a conhecer estes organismos através de várias atividades

De entre as iniciativas destaca-se um workshop sobre produção de cerveja dinamizado pela PRAXIS e a atividade “Saborear cogumelos”, com o Chefe Luís Lavrador.

02 novembro, 2017≈ 4 mins de leitura

© DR

O “Dia da Celebração dos Fungos”, que acontece a 5 de novembro, vai ser assinalado no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Destinada ao público em geral, a iniciativa, a decorrer entre as 10 e as 16 horas, tem como objetivos principais dar a conhecer este importante grupo de organismos, o papel que eles desempenham na Terra e a forma como afetam as nossas vidas.

Assim, durante todo o dia, vão decorrer atividades hands-on promovidas por investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, bem como um ciclo de palestras rápidas (6 minutos cada) entre as 14 e as 15 horas. Paralelamente, poderá ser visitada a Montra de Produtores e, ali, no Consultório de Identificação, tirar dúvidas e ficar a conhecer melhor os cogumelos.

O evento inclui outras atividades de entrada livre, mas com inscrições limitadas e obrigatórias, como o passeio pelo Jardim Botânico “Fungos: a biodiversidade (quase) sempre escondida”, entre as 10h30 e as 12 horas, inserido no ciclo de passeios “Biodiversidade à Nossa Volta”.

Pelas 11h30, realiza-se um workshop sobre produção de cerveja dinamizado pela PRAXIS, Fábrica e Museu da Cerveja de Coimbra, e às 12 horas o workshop “Saborear cogumelos”, com o Chefe Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Por fim, pelas 15h, realiza-se a oficina “Vamos ser fungos”, para crianças dos 6 aos 9 anos, acompanhadas de um adulto.

As inscrições para qualquer uma destas atividades – “venha descobrir, esperamos por si” – devem ser feitas até sábado, 2 de novembro em catedraunesco@uc.pt.

O evento é realizado pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, Centro de Ecologia Funcional e Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, com o apoio da European Mycological Association (EMA).

Programa geral
Durante todo o dia (10h – 16h)
– OS FUNGOS DÃO-SE A CONHECER | Atividades hands-on para ficar a conhecer mais sobre o reino Fungi.
– MONTRA DE PRODUTORES | Produtores mostram e vendem os seus produtos
– CONSULTÓRIO DE IDENTIFICAÇÃO | Tem um cogumelo no jardim e gostava de o identificar? Traga-o, que nós ajudamos!

Atividades com hora marcada
10h30 – 12h
PASSEIO MICOLÓGICO| FUNGOS: A BIODIVERSIDADE (QUASE SEMPRE) ESCONDIDA*
*inscrição obrigatória (máx. 30 pessoas)
11h30-12h
WORKSHOP DE PRODUÇÃO DE CERVEJA*
Venha descobrir como as leveduras são determinantes na cerveja de Coimbra.
Apresentação pela PRAXIS, Fábrica e Museu da Cerveja de Coimbra
*inscrição obrigatória (máx. 25 pessoas)
12h-13h
WORKSHOP “SABOREAR COGUMELOS”*
Delicie-se com cogumelos comestíveis preparados ao vivo pelo Chefe Luís Lavrador, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
*inscrição obrigatória (máx. 15 pessoas)
14h – 15h
DEPRESSA E BEM… HÁ QUEM! | Em palestras de 6 minutos os investigadores revelam a Micologia que se faz num centro de investigação.
15h-16h
OFICINA: VAMOS SER FUNGOS*
Para os mais pequenos, dos 6 aos 9 anos, uma oficina para descobrirem o ciclo de vida dos cogumelos.
*inscrição obrigatória (máx. 20 crianças)

 

banner-diadosfungos1

Cristina Pinto
Partilhe