Desporto UC registou mais de 1000 participantes no início do ano letivo 2021/22

Números expressam elevada participação nos Jogos Universidade de Coimbra, assim como no Programa Experimenta.

29 dezembro, 2021≈ 4 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) registou mais de 1000 participantes nos seus programas desportivos (sob a marca Desporto UC) no primeiro semestre do ano letivo 2021/22. Este número constitui um valor muito positivo de participações no arranque das atividades do Desporto UC, que – apesar da existência de limitações devido à pandemia da COVID-19 – manteve uma elevada afluência nas suas iniciativas.

A elevada procura reflete a aposta da UC na prática desportiva, através da promoção de programas inclusivos, gratuitos e de qualidade. Estes números expressam a participação nos Jogos Universidade de Coimbra, em particular na Liga Académica, que – em parceria com os Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra –, alcançou 664 participantes, nas modalidades de Futsal, Futebol 7, Basquete 3x3 e Voleibol.

Destaca-se ainda a procura pelo Programa Experimenta (que oferece à comunidade académica a possibilidade de iniciar um leque considerável de atividades desportivas), com 117 participantes. O Programa UC+Ativa somou cerca de 100 participantes e o Grupo de Caminha e Corrida juntou 21.

Durante este primeiro semestre, o Desporto UC dinamizou ainda três ações de capacitação para a comunidade académica (Team Building), deu continuidade ao projeto UCicletas e ao Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC, e finalizou o ano com uma campanha integrada no Healthy Campus UC, que pretende alertar para o combate aos comportamentos de risco.

Para o Vice-Reitor da UC para o Desporto, Qualidade e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, este é um reflexo do "empenhamento da Universidade de Coimbra na procura de um estilo de vida ativo e saudável de toda a comunidade UC, mesmo em situações adversas como são aquelas que contextualmente vivemos”. “A UC olha para estes números como uma motivação acrescida para perspetivar um futuro pós-pandémico a um nível nunca alcançado na Universidade. Na verdade, isto não é mais do que o perseguir do estatuto estratégico que o desporto passou a assumir na Universidade de Coimbra", sublinha.

Lançada em setembro, a marca "Desporto UC" reúne e representa toda a atividade desportiva promovida pela Universidade de Coimbra, agregando a gestão das Instalações Desportivas da UC e disponibilizando notícias e informações úteis sobre o estádio, as atividades, os eventos, os projetos, os estudantes-atletas e tudo o que envolve a prática desportiva na instituição, e pretende criar uma imagem robusta e consistente, que contribua para o incremento da prática desportiva regular, sobretudo entre a população universitária.

Para o próximo semestre perspetiva-se uma participação crescente nos Jogos Universidade de Coimbra, com o início das provas individuais e das competições coletivas das Ligas Minerva, 2I´s e Alumni. Os restantes programas preveem ainda a inclusão de mais atividades, alargando o espectro de oferta, e um forte investimento na capacitação para o desporto da comunidade UC.