Desporto UC comemora Dia Internacional do Desporto Universitário

A efeméride é assinalada a 20 de setembro.

DU
Desporto UC
20 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Assinala-se hoje, dia 20 de setembro, o Dia Internacional de Desporto Universitário (DIDU), data promulgada pela UNESCO em 2015. A efémeride contribuiu para o reforço do Desporto Universitário e da prática de atividade física nas Instituições de Ensino Superior.

A Universidade de Coimbra, através do Desporto UC, encara a promoção da prática desportiva e do Desporto Universitário, como um pilar estratégico da instituição, entendendo ser uma condição determinante no processo de construção do estudante e fundamental na promoção do bem-estar da sua comunidade académica.

As atividades desportivas do Desporto UC registaram, no ano letivo 21/22, mais de 3950 participações, tendo os Jogos Universidade de Coimbra registado um valor recorde, com mais de 3192 participantes nas diversas Ligas. No que diz respeito à participação da AAC/UC nas competições organizadas pela Federação Académica de Desporto Universitário, foram envolvidos/as 190 estudantes atletas e alcançadas 27 medalhas de ouro, 21 de prata e 17 de bronze. Nas competições internacionais estiveram presentes 79 estudantes atletas da Universidade de Coimbra que conquistaram 1 medalha de ouro, 3 de prata e 7 de bronze. Foram ainda contabilizados 29 estudantes atletas no Programa de Apoio ao Alto Rendimento da Universidade de Coimbra.

Para o ano letivo 22/23 já se encontram abertas as inscrições para o programa UC+ATIVA, que disponibiliza à comunidade académica condições de prática de atividade física e desportiva diversificadas. Toda a oferta disponível, informações e inscrições em: desporto.uc.pt.