DEI assinala aniversários de olhos postos no futuro

Em 2015 assinalam-se os 20 anos da criação do Departamento de Eng. Informática e os 30 anos da criação da licenciatura em Eng. Informática.

15 setembro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Thaíssa Neves

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a comemorar os 20 anos do departamento e os 30 anos da primeira turma de licenciados em Engenharia Informática (LEI).

Para assinalar a data, o DEI realiza, no dia 16 de setembro, a sessão comemorativa dos 30 anos da criação da LEI e os 20 anos da criação do DEI.  A sessão vai ter início pelas 14h30 no auditório José Guilherme Silva, no DEI, Pólo II da Universidade de Coimbra.

Inserida nas comemorações está a exposição “20/30” onde se procura identificar os acontecimentos que marcaram este período.

A exposição inaugura pelas 16h45 e concentra-se “nos eventos e dados marcantes que nos parecem que são determinantes para contar um pouco sobre a história do DEI”, esclarece Teresa Mendes, membro da comissão organizadora dos 20 anos do DEI e 30 anos da LEI.

Os episódios marcantes estão assinalados num conjunto de elementos gráficos, recorte de jornais antigos, documentos e objetos como o primeiro computador português e a máquina de escrever eletrónica. Teresa Mendes explica ainda que “nunca quisemos que esta exposição fosse muito passadista” e por isso “termina com um espaço do futuro em que se recolheram um conjunto de intervenções de alunos, funcionários e docentes que perspetivam e dizem como é que vêem o DEI daqui a 30 anos.”

Para o diretor do DEI, António José Mendes, este aniversário é muito importante e “há toda uma história que tem 30 anos e queríamos que as pessoas conhecessem”, entretanto “também gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para de alguma forma perspetivar o futuro do departamento”.  O docente acrescenta que “para o envolvimento dos antigos e novos alunos é muito importante ter uma celebração como esta.”

“O que eu espero é que o departamento continue a ser uma escola de excelência quer do ponto de vista de investigação, de ensino e tecnologia”, finaliza António Mendes.

Mais informações e programa da Sessão Comemorativa dos 30 anos da criação da LEI e dos 20 anos da criação do DEI aqui.

Reportagem realizada por Thaíssa Neves, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.