Cultivar Neurónios no Verão

08 junho, 2015≈ 3 mins de leitura

© DR

Jovens do ensino secundário vão poder realizar experiências com os cientistas do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), entre os próximos dias 22 e 26 de Junho.

A iniciativa“Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias” é de âmbito nacional e envolve instituições de diferentes áreas disciplinares durante todo o Verão. “O CNC se associa a este projeto desde 1997 e tem como objectivo promover o contacto com a investigação de ponta do CNC aos estudantes do ensino secundário, criando oportunidades de viver o dia-a-dia dos investigadores” conta Cláudia Cavadas, coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Os participantes terão a oportunidade de «investigar o impacto da obesidade e da diabetes na função metabólica, a formação de sinapses do ponto de vista celular e molecular, bem como cultivar e contar neurónios através de microscópio, entre outras atividades laboratoriais», ilustram os responsáveis do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

Os estudantes serão incluídos nos diferentes grupos de investigação do CNC e terão acesso a diferentes técnicas para desvendar questões científicas, convivendo ainda com os investigadores.

“Fundamentalmente desejamos que os estudantes esclareçam que áreas científicas desejam seguir na universidade” esclarece Adalberto Fernandes, coordenador dos estágios Ciência Viva no CNC.  “Se cultivar neurónios ou observá-los ao microscópio auxiliar nessas escolhas, o CNC considera que os estágios já foram um êxito” finaliza.

A participação na iniciativa é gratuita, com lugares limitados, sendo assegurado almoço. Os jovens poderão beneficiar ainda de alojamento e jantar quando a distância relativamente à morada o justifique. A inscrição realiza-se no site da Ciência Viva, onde se pode consultar a oferta de estágios de todo o território nacional.