Conversas Improváveis de junho dedicam-se ao tema "A inteligência artificial está a mudar o cenário da saúde?"

A sessão decorre a 6 de junho, das 12h00 às 13h00, no Polo III da Universidade de Coimbra.

22 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

A próxima Conversa Improvável, com o tema A inteligência artificial está a mudar o cenário da saúde? vai ter lugar no dia 6 de junho, das 12h às 13h, no Polo III da Universidade de Coimbra, no espaço em frente à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) em colaboração com a Biblioteca das Ciências da Saúde.

A sessão conta com a participação de Bárbara Oliveiros, da FMUC, de Ernesto Costa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, de Filipe Caseiro Alves, médico radiologista, e ainda do ChatGPT, com moderação de Raquel Alves e Sandra Amaral, e ilustração ao vivo por Rui Tavares (artista de banda desenhada). O momento cultural irá ser dinamizado por Maria Teques (aluna do mestrado em bioquímica da Universidade de Coimbra), com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA).

A IA tornou-se uma força omnipresente, permeando diversas esferas incluindo a saúde. Embora a sua utilização ofereça enormes benefícios, como diagnósticos mais rápidos e otimizados e tratamentos promissores personalizados, levanta também riscos e questões éticas. A dependência de algoritmos de IA para decisões médicas introduz preocupações em relação à privacidade dos dados, preconceitos e erros e proximidade utente-profissional de saúde, o que impõe a necessidade de estabelecer limites e regulamentações claras. Neste panorama, como se pode tirar o máximo partido do potencial da inteligência artificial na área da saúde?

O evento é aberto a toda a comunidade e a entrada é livre.

As Conversas Improváveis representam uma iniciativa do grupo de ação de comunicação da linha de investigação em Metabolismo, Envelhecimento e Doença (MED) do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB) da Universidade de Coimbra, e pretende fomentar a literacia em ciência e saúde com discussões informais, com abordagens dos temas de várias perspetivas, para promover a consciencialização sobre diversas doenças, e incentivar ações e decisões antecipadas e informadas, contribuindo, em última análise, para uma sociedade mais saudável.

As Conversas Improváveis decorrem em vários locais icónicos da Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, nomeadamente no Rómulo – Centro de Ciência da UC, no Museu da Ciência, no Jardim Botânico e no UC Exploratório, apenas para citar alguns.

A próxima conversa improvável terá lugar no dia 4 de julho, às 12h00 em local a anunciar. A iniciativa conta com a coordenação do grupo de comunicação do CIBB-UC.

Partilhe