Consórcio EC2U apresenta candidatura ao projeto piloto da Alliance of European Universities

26 março, 2019≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O consórcio “European Campus of City-Universities – EC2U” apresentou, a 27 de fevereiro, a candidatura ao programa “Alianças de Universidades Europeias”.

A proposta é fruto de um ano e meio de intenso trabalho conjunto que culminou na criação formal da aliança EC2U através do memorando de entendimento assinado pelos Reitores da Universidade de Coimbra, da Universidade Alexandru Ioan Cuza, de Lasi (Roménia), da Universidade de Pavia (Itália), da Universidade de Poitiers (França) – universidade coordenadora, da Universidade de Salamanca (Espanha) e da Universidade de Turku (Finlândia): a aliança EC2U é uma comunidade de 160 000 estudantes, docentes e pessoal técnico, com acesso direto a mais de 1 500 000 de cidadãos.

O Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U é uma aliança multicultural e multilingue formada por seis universidades com grande historial, orientadas para o ensino e a investigação, de implantação local e global, e situadas em quatro regiões distintas da União Europeia. É propósito do EC2U promover o desenvolvimento de um espaço de inovação que permita fluxos de mobilidade livre entre as seis universidades e as cidades que lhes estão associadas. Este modelo de abertura deverá contribuir para ultrapassar visões estereotipadas quanto às identidades regionais e nacionais, no sentido de uma Europa unida e mais forte.

A aliança propõe-se atingir este desiderato através da criação de um campus pan-europeu ligado pela identidade europeia comum, capaz de contribuir para a formação de um ecossistema de ensino superior inteligente, baseado num novo modelo de ensino de qualidade para uma sociedade civil inclusiva. Este modelo ímpar assenta numa dupla estratégia de integração vertical e horizontal que visa gerar sinergias de ensino, investigação e inovação a partir do ensino formal, não formal e informal bem como do envolvimento das comunidades académicas, municípios, entidades reguladoras do ensino superior, entidades socioeconómicas relevantes, e cidadãos em geral.

Em 2022, o projeto deverá ter produzido as estratégias, diretrizes e recursos necessários para dotar os membros participantes de um modelo de governação conjunta, uma vivência académica comum, incluindo diretrizes e passos efetivos no sentido da oferta conjunta de graus europeus multilaterais, um aumento significativo dos níveis de mobilidade (física e virtual) dos corpos discente, docente e de funcionários, a partilha alargada de recursos ao nível do ensino, investigação e serviços, e ainda eventos culturais e desportivos. Serão criadas equipas conjuntas de docentes, investigadores e estudantes para missões seletivas inspiradas em três dos Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Em 2025, o Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U deverá atingir a implementação plena, numa parceria que envolverá a academia, as cidades e as partes interessadas ao nível socioeconómico regional, pronta a servir sucessivas gerações de cidadãos europeus.

 

 

Notícias relacionadas:

Criação da Aliança de Universidades Europeias

EC2U prepara a candidatura ao programa “Alianças de Universidades Europeias” em Coimbra

Partilhe