Consórcio conquista financiamento para melhorar o ensino do turismo na Europa

O projeto "The Future of Tourism Education", do qual faz parte a Universidade de Coimbra, pretende contribuir para que as instituições de ensino superior implementem programas educativos mais sólidos, contribuindo para uma melhor qualificação de profissionais de turismo.

CR
Catarina Ribeiro
30 outubro, 2025≈ 4 mins de leitura

Cláudia Seabra e Carlos Cardoso Ferreira

© Francisco Soares de Oliveira

Perante a diminuição do número de estudantes em programas de ensino superior de turismo, um consórcio que junta quatro universidades europeias, entre elas a Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto The Future of Tourism Education (TourEdu).

O TourEdu pretende contribuir para que as instituições de ensino superior implementem programas educativos mais sólidos contribuindo, desta forma, para uma melhor qualificação de profissionais de turismo.

Na UC, o projeto é coordenado pelos docentes do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras (FLUC), Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra, que explicam que “a oferta de programas de ensino em turismo tem vindo a diminuir e/ou a reconfigurar-se em toda a Europa, devido à diminuição gradual do número de estudantes”.

Os docentes sublinham que esta situação “é uma preocupação crescente para a atividade turística, uma vez que o número de profissionais qualificados disponíveis para o setor está a diminuir, ao mesmo tempo que o turismo continua a crescer”.

O TourEdu, que vai estar em curso até 2028, pretende “contribuir para inverter esta tendência, desenvolvendo propostas para uma oferta educativa mais flexível, dirigida tanto a jovens como a adultos já inseridos no mercado de trabalho”, avançam Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra.

Para tal, o projeto vai desenvolver diversas atividades, nomeadamente “o mapeamento das competências necessárias nas atividades de turismo e hotelaria e o desenvolvimento de abordagens educativas alternativas para os estudos em turismo, criando e avaliando percursos formativos melhor adaptados às necessidades, atuais e futuras, de emprego no setor, mas, ao mesmo tempo, mais inclusivos e centrados nos formandos”, revelam os docentes da Universidade de Coimbra.

Paralelamente, o TourEdu, como explicam Carlos Cardoso Ferreira e Cláudia Seabra, visa “promover dinâmicas inovadoras e cocriativas no desenvolvimento de métodos de ensino e formação no setor do turismo e da hotelaria”.

“A equipa da UC vai participar em todos os grupos de trabalho do projeto, liderando o grupo 3, que vai dedicar-se à cocriação e avaliação de novas abordagens formativas em turismo”, partilham os docentes.

O TourEdu é financiado pelo Programa Erasmus+, através das Ações KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education. O projeto tem um financiamento de 400 mil euros, sendo liderado pela Western Norway University of Applied Sciences. Além da UC, conta com a participação da Turku University of Applied Sciences (Finlândia) e da Business Academy SouthWest (Dinamarca).