Conferência no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu conta com docentes da FEUC

25 março, 2021≈ 5 mins de leitura

Álvaro Garrido e Filipe Almeida, docentes da Faculdade de Economia, participam, no próximo dia 29 de março, na Conferência internacional “O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais”.

Realizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu da União Europeia, esta conferência, em live streaming, terá inicio pelas 11h30, e contará, na sessão de abertura, com a presença de Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra e Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Será apresentada a rede de Cidades Europeias candidatas a Capital Europeia da Economia Social 2021, entre as quais se conta a cidade de Coimbra. Pelas 12h00, será emitida a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas.

Às 13h10 terá lugar a sessão principal, que conta com a participação de grandes personalidades europeias e mundiais ligadas à Economia Social, entre as quais o Relator do Parecer do CESE sobre O papel da Economia Social na criação de emprego e na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, Giuseppe Guerini, o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, o Secretário Geral da OCDE, Angel Gurría, os/as Ministros do Trabalho de Espanha, Alemanha e Eslovénia, o presidente da Confederação Portuguesa da Economia Social e o Presidente da Portugal Inovação Social e docente da FEUC, Filipe Almeida. A moderar os trabalhos estará Álvaro Garrido, Diretor e docente da FEUC.

A FEUC tem uma tradição muito forte no ensino e investigação em Economia Social, particularmente na área do cooperativismo. Além do Centro de Estudos Cooperativos e de Economia Social, criado por Rui Namorado em 1982, a FEUC conta com uma extraordinária biblioteca de estudos cooperativos e temas de Economia Social e oferece um curso de Pós-Graduação em Economia Social e Cooperativismo, com grande procura nas suas doze edições, e cujas redes de alunos abrangem as diversas entidades da Economia Social: cooperativas, associações, mutualidades e fundações. Segundo Álvaro Garrido, esta conferência tem particular importância “dada a sua amplitude europeia, considerando a importância dos oradores convidados e porque se trata de uma iniciativa de primeiro plano no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia. Além disso, porque no contexto da pandemia e da crise social e económica que se vive na EU, é fundamental debater o papel da Economia Social e das suas organizações no crescimento inclusivo, na coesão social e na recuperação das comunidades”.

Álvaro Garrido é, atualmente, Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Professor Catedrático, tem como área de investigação a História Económica e Social. Os seus trabalhos situam-se na época contemporânea, em especial no estudo do século XX. Ao longo dos últimos vinte anos construiu uma especialização consolidada nos temas das pescas e da economia do mar, que se estendeu à problemática do corporativismo económico e, mais recentemente, ao estudo das ideias e instituições da Economia Social. Na sua produção científica recente destacam-se dois livros sobre temas de Economia Social, ambos publicados na Tinta da China: Cooperação e Solidariedade. Uma História da Economia Social (2016); A Economia Social em Movimento. Uma História das Organizações (prémio A. Dornelas do Ministério do Trabalho e Solidariedade, 2019).

Filipe Almeida é o atual presidente da Portugal Inovação Social. Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro, Brasil) e mestre em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde é docente desde 1996. Frequentou o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University, nos EUA, em 1999. É autor do livro “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), do livro “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto, 2002), co-autor do livro “Introdução à Gestão de Organizações” (Vida Económica, 2004) e co-organizador do livro “Governance and Management Models in Higher Education” (Vida Económica, 2009). Os seus temas de interesse, no âmbito da gestão de organizações, são a ética, a filosofia moral e a responsabilidade social das empresas.

ProgramaPT

Programa completo da sessão aqui.

CIREP