Conferência de Abertura do Ano Letivo 2025/2026 na FEUC

A sessão contará com a presença de Henk van Houtum, da Universidade Radboud, nos Países Baixos.

FF
FEUC
16 setembro, 2025≈ 2 mins de leitura

© FEUC

No próximo dia 19 de setembro, pelas 10h00, vai ter lugar a conferência de abertura do ano letivo 2025/2026 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A sessão contará com a presença de Henk van Houtum, da Universidade Radboud, nos Países Baixos.

Com o título “Free the Map: From Atlas to Hermes. A New Cartography of Borders and Migration”, a conferência propõe uma reflexão crítica sobre a forma como os mapas representam o mundo e moldam a nossa perceção das fronteiras e das migrações. O van Houtum desafia a cartografia tradicional centrada no Estado-nação, propondo alternativas visuais que humanizam e revelam as interconexões globais.

A palestra baseia-se no seu mais recente livro com o mesmo título, e abordará temas como a hegemonia da cartografia estatal e o seu impacto na compreensão das migrações; a crítica ao “nacionalismo metodológico” e à “armadilha territorial”; e propostas de contra-mapeamento, mapeamento de experiências e mapeamento de conectividade.

A conferência será uma oportunidade única para estudantes, docentes e público em geral refletirem sobre os desafios contemporâneos da geopolítica, da justiça global e da representação espacial.

Sobre o orador:


Henk van Houtum é Professor de Geopolítica e Geografia Política na Universidade Radboud e dirige o Centro Nijmegen de Investigação Fronteiriça. É autor de diversos estudos sobre fronteiras, migração e geopolítica, com uma carreira académica marcada pela interdisciplinaridade e pelo compromisso com uma geografia mais justa e inclusiva.

Partilhe