Concurso ARRISCA C regressa para premiar ideias de negócio inovadoras, sociais e sustentáveis

NOVA DATA: A iniciativa da Universidade de Coimbra, que conta já com a sua 12.ª edição, desafia a comunidade ligada ao ensino secundário e superior a apresentar ideias de negócio até 30 de março.

08 março, 2024≈ 4 mins de leitura

O concurso de ideias de negócio ARRISCA C, organizado pela Universidade de Coimbra, conta já com um historial de 11 edições e está de volta.

O concurso visa premiar ideias de negócio de base científica ou tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas, como Recursos Naturais e Bioeconomia, Energia e Clima, Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção, Cultura, Criatividade e Turismo, Saúde e Bem-Estar.

O ARRISCA C pretende contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais e start-ups. As ideias de negócio submetidas a concurso devem estar enquadradas numa das seguintes categorias: “Inovação”, “Inovação Júnior”, “Inovação Social” ou “Sustentabilidade”. Podem apresentar propostas docentes, investigadores, pessoal não docente, bolseiros, alunos ou ex-alunos diplomados, de qualquer instituição de ensino superior de Portugal, e alunos do ensino secundário e técnico-profissional (nível IV CE) a nível nacional. As propostas podem ser feitas de forma individual ou em equipa, até um máximo de cinco elementos.

Os prémios monetários são no valor de 14.000€, sendo existem ainda prémios extra como incubação física ou virtual, consultoria, mentorias, acesso a programas, eventos e cursos, e sessões de apoio técnico nas mais variadas áreas: inovação, marketing, internacionalização, capital de risco, desenvolvimento do modelo de negócio, preparação de pitch, identificação de parceiros nacionais e internacionais, provas de conceito, ligação a estruturas I&I, etc. No total, existem 48.000€ em prémios confirmados.

A submissão de candidaturas ao concurso de ideias de negócio ARRISCA C pode ser realizada até às 23h59m (inclusive) do dia 30 de março de 2024, em www.arriscac.pt.

Ao longo das suas 11 edições que decorrem desde 2008, o ARRISCA C recebeu 1074 projetos a concurso, tendo atribuído 179 galardões num valor global superior a um milhão de euros em prémios monetários, de incubação, em horas de consultoria, apoio na elaboração do plano de negócios, mentoring e coaching, internacionalização e branding corporativo.

O ARRISCA C está também aberto a organizações que queiram contribuir com prémios, para tal basta contactar para o e-mail arrisca.c@uc.pt, de modo a receber os packs corporate.