Começa hoje a Queima das Fitas 2021 com a Serenata Monumental

É com Canção de Coimbra que se dá o ponto de partida para a Queima das Fitas 2021. A Serenata Monumental começa à meia noite de 21 para 22 na Sé Nova.

Marta Costa
21 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Sé Nova recebe a Serenata Monumental da Queima das Fitas 2021. O regresso à festa no formato tradicional acontece numa data em que habitualmente se realizaria a Festa das Latas e Imposição das Insígnias e dá a partida para a Queima das Fitas 2021.

Depois de uma Serenata sem público e uma com público reduzido, a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) mostra-se, "acima de tudo, feliz com a evolução", conta o presidente da SF/AAC, Pedro Andrade. De acordo com responsável, a situação "dá-nos confiança e a esperança de que, em maio, voltemos ao sítio onde queremos voltar a atuar, na Sé Velha, sem quaisquer restrições".

"Em relação à Serenata Simbólica [de 2020] temos mais um grupo, o que é muito positivo", revela Pedro Andrade. O dirigente acrescenta ainda que vão ser apresentadas duas novas guitarradas por um dos grupos. Um dos objetivos da SF/AAC é "formar novos intérpretes e fomentar que novas pessoas queiram cantar e tocar a Canção de Coimbra e apresentem coisas novas", reflete Pedro Andrade, que recorda que "o fado de Coimbra não é estático e não está morto". "A SF/AAC orgulha-se de, todos os anos, apresentar temas novos e contribuir para a evolução da Canção de Coimbra", sublinha.

A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra leva assim dois grupos à escadaria da Sé Nova para os cerca de seis mil estudantes que levantaram gratuitamente bilhete para assistir ao espetáculo de Canção de Coimbra. O presidente da SF/AAC desvenda ainda que, esta Serenata Monumental "vai terminar com a Balada de Despedida de 2021, apresentada na Serenata Simbólica".

A partir da meia noite de quinta para sexta (21 para 22 de outubro), arranca assim a Queima das Fitas 2021.

Alinhamento da Serenata 2021

Grupo de Fado Maio:

1. Melaconlia (Francisco Zagalo)
  2. Rosas Brancas (Afonso de Sousa)
  3. Fado da Ansiedade (Letra: Popular/Martinho Nobre de Melo, Música: Francisco Menano)
  4. Harmonia (Francisco Zagalo)
  5. Minho Encantador (Felisberto Ângelo Vilela Passos)
  6. Fado da Noite (Letra: Alfredo Fernandes Martins, Música: António Menano)

Grupo de Fado “Capas ao Luar”

1. Indicativo (Capas ao Luar)
  2. Fado da Mentira (Letra: Desconhecid/Popular, Música: Alexandre Mendes)
  3. Dia Perdido (Letra: Leonel Neves, Música: Luiz Goes)
  4. Variações em Lá Menor (Jorge Tuna)
  5. Canção do Regresso (Luiz Goes)
  6. Fado das Saudades (Letra: Leonel Neves, Música: Armando Goes)
  7. Variações em Mi Menor (Artur Paredes)
  8. Balada de Despedida 2021 (Capas ao Luar)
  9. Balada de Coimbra (José Elyseu, Arr. Artur Paredes)

Grupo de Fado “Maio”

Os MAIO - Grupo de Fado de Coimbra, desde o seu ano de fundação em 2018, têm procurado contribuir para a divulgação e dinamização do Fado de Coimbra. Desse modo, procuram continuamente construir uma base de aprendizagem sólida deste complexo género musical que lhes permita criar temas e guitarradas originais, contribuindo assim para a continuidade deste estilo que é o Fado e Canção de Coimbra.

Voz: Francisco Cidade e Daniel Tadeu (convidado); Guitarra de Coimbra: Anselmo Batista e Francisco Zagalo Viola: Luís Carvalho

Grupo de Fado “Capas ao Luar”

O Grupo de Fado "Capas ao Luar", pertencente à Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, nasce no seio da escola de música desta secção, entre estudantes da histórica Universidade de Coimbra. De Capas ao Luar, sob a inspiração de grandes nomes da Canção Coimbrã como Luiz Goes, Edmundo Bettencourt, Artur Paredes, entre outros, temos como máxima enaltecer e perpetuar a canção da singular cidade de Coimbra.

Voz: Miguel Piçarra Monteiro e Fábio Almeida; Guitarra de Coimbra: João Gomes Godinho e Guilherme Ala Viola: José Corte-Real

Saiba mais sobre a organização da Queima das Fitas 2021 aqui.

Conheça o Cartaz das Noites do Parque 2021 aqui.