CIBIT participa no 1º Fórum Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

27 janeiro, 2021≈ 4 mins de leitura

© Henrique Cruz

O Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT), unidade de I&D da Universidade de Coimbra sediada no Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à saúde (ICNAS), participou no 1º Fórum Nacional da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, da Direcção-Geral da Educação. O evento realizou-se em formato totalmente online.

O CIBIT foi parceiro do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, tendo contribuído significativamente para um Clube de Ciência Viva na Escola no ano letivo de 2019/20 (com extensão a 2020/21, por motivos de pandemia).

Os investigadores do CIBIT desenvolveram duas atividades: “O Método Científico” e “Os Mistérios da Luz e da Imagem” num total de 20 sessões. Devido à pandemia, as atividades foram interrompidas em março, tendo sido retomadas em novembro com readaptação dos formatos, nomeadamente, com recurso a sessões online e ferramentas colaborativas de acesso aberto. Para isto, o Clube contou com o coordenador do CIBIT, 10 investigadores CIBIT (ICNAS e Faculdade de Medicina da UC) e cinco elementos de apoio técnico, bem como o diretor e dois professores da escola.

O Clube, que resultou da parceria da Escola e do CIBIT, esteve representado no Stand Virtual do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas através de um vídeo infográfico no qual se resumem as atividades desenvolvidas, bem como na área destinada aos parceiros (com um poster sobre estas atividades).

Para além destes resultados, que poderão ser consultados no site Ciência Viva, os conteúdos das duas atividades foram disponibilizados abertamente na plataforma GitHub, seguindo os princípios da Ciência Aberta e permitindo que estes Recursos Educacionais Abertos sejam utilizados pela comunidade em geral, transmitindo conhecimentos de uma forma interativa.

Para o CIBIT, este tipo de parcerias são uma mais-valia. A comunicação científica e as atividades de divulgação são, cada vez mais, ações valiosas para uma sociedade mais informada e capaz de responder a desafios. As escolas e os seus alunos são um dos públicos-alvo com particular relevância. Neste contexto, as atividades de divulgação de ciência constituem uma simbiose: promovem a curiosidade e a literacia científica nos mais jovens, permitem a transferência de conhecimentos e o desenvolvimento de competências de comunicação nos investigadores, e potenciam a sensibilização do público para as profissões científicas.

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. São o resultado de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG’S que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.

Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT)