Centro de Excelência Jean Monnet promove Summer School e Workshop

26 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Centro de Excelência Jean Monnet sediado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra vai promover nas próximas semanas uma Methods’ Summer School e um Workshop sobre Tecnologias Digitais e Construção de Narrativas.

A Methods’ Summer School (Escola de Verão em Métodos); uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência PRONE e do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos [FEUC e Centro de Estudos Sociais da UC), vai decorrer em formato online entre 31 de maio e 2 de junho e tem como objetivo fornecer um fórum para apresentação e discussão de várias metodologias e técnicas de pesquisa que são fundamentais para a investigação de doutoramento.

Já o Workshop sobre Tecnologias Digitais e Construção de Narrativa, centrado nos processos e implicações das ameaças à segurança digital, com base numa análise crítica do uso de tecnologias e construção narrativa, tem sessões em inglês e português, agendadas para 14 e 15 de junho, respetivamente.

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados e financiados pela Comissão Europeia e destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo. O Centro de Excelência da FEUC, com o acrónimo PRONE – Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours, dedica-se ao estudo das relações entre a União Europeia e os seus vizinhos de Leste, promovendo um conjunto alargado de iniciativas em três eixos principais – ensino e investigação; recomendações políticas; e ligação à comunidade, com o objetivo de promover reflexão sobre temas como as relações da UE com a Rússia, a crise na Ucrânia, os desafios da cibersegurança e das novas tecnologias associados a desinformação e propaganda.

Mais informações sobre as iniciativas e atividades do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE estão disponíveis em https://coe.uc.pt/ ou através do contacto info.coe@uc.pt.