Carlos Robalo Cordeiro segue para mandato de “consolidação” à frente da FMUC

O Professor Catedrático vai cumprir o terceiro mandato como Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
24 janeiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l DCOM

“No primeiro estranha-se, no segundo entranha-se e agora, no terceiro, consolida-se”, palavras do reeleito diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Carlos Robalo Cordeiro, que segue para mais um mandato.

Na cerimónia de tomada de posse, o professor catedrático considera estar a assumir “uma acrescida responsabilidade” que abraça como “uma terceira e decisiva oportunidade de reformas” na FMUC.

A recente acreditação do mestrado integrado em Medicina Dentária leva Carlos Robalo Cordeiro a considerar oportuna “uma revisão curricular”. Esta “reforma pedagógica” teria em vista novos modelos de ensino-aprendizagem e a introdução de equipamentos eletrónicos que permitissem a simulação de casos médicos.

A investigação é uma das áreas destacadas pelo diretor da FMUC, na qual o desafio é promover o “diálogo entre a ciência básica e a ciência clínica”, consolidando as parcerias existentes. O que se pretende é fazer da FMUC “uma escola única, com os cursos de medicina, medicina dentária e a carreira de investigação”.

A requalificação do corpo docente e a realização de exames presenciais digitais (em tablets), ambas já em curso, são outros dos objetivos destacados por Carlos Robalo Cordeiro para o biénio 2023-2025.

Eis o que pode fazer:

Os aspetos enumerados pelo diretor da FMUC “demonstram bem o trajeto extremamente positivo da Faculdade de Medicina”, refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Não há dúvida de que a FMUC é um pilar da Universidade de Coimbra”, acrescenta.

O Reitor da UC partilha dos mesmos objetivos de Carlos Robalo Cordeiro, em especial no que toca à expansão do polo 3, com “o lançamento da adjudicação da Subunidade 2+4”. “É um investimento prioritário da UC”, recorda Amílcar Falcão, “creio que será uma questão de meses para ter luz verde” para avançar.

O Reitor da Universidade de Coimbra está ciente das dificuldades de circulação e de estacionamento no polo 3, e anuncia que, previsivelmente ainda este ano, “será lançado um silo auto que irá resolver uma parte importante” dos problemas de mobilidade na zona.

“Há investimento, mas há retorno”, reconhece Amílcar Falcão, perante os “bons números” alcançados pela FMUC nos últimos anos. É uma Faculdade “que está sempre a reinventar-se e a pensar a oferta pedagógica com os olhos no futuro”, conclui.

Reveja a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: