Caminhos do Cinema Português de regresso às telas de Coimbra

De 5 a 19 de novembro vão ser exibidos 162 filmes entre o TAGV, a Casa do Cinema de Coimbra, o Auditório Salgado Zenha e o Convento de São Francisco.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
03 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© DR

A estreia mundial de "Histórias Selvagens", um dos mais secretos filmes de António Campos, abre a 28.ª edição do Caminhos do Cinema Português a 5 de novembro. Seguem-se duas semanas de Festival que, em 2022, conquista mais um palco - o do Convento de São Francisco.

Dos cerca de 700 inscritos, o maior número de sempre, foram selecionados 162. "Normalmente temos mais filmes selecionados do que este ano", explica o programador do Festival, João Pais. A maior taxa de rejeição surge "para dar maior oportunidade aos filmes de terem mais tempo de respirar e mais tempo de partilha", defende o responsável.

"Queremos que cada exibição seja um happenig a sério", acrescenta João Pais, destacando a presença de produtores, realizadores e atores no Festival "para que haja possibilidade de conversa e de aprendizagem mútua."

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

O Caminhos do Cinema Português nasceu em 1988 com o propósito de "mostrar apenas cinema português", mas acabou por ser ampliado por que a organização percebeu "que não iria dar elementos suficientes e necessários para uma discussão transversal sobre o estado do cinema português à escala internacional", refere o programador do Festival. No entanto, João Pais recorda que "a principal função é descentralizar o acesso à cultura cinematográfica".

Por isso, além das três secções competitivas - Caminhos, Ensaios e Outros Olhares - o Festival também promove mostras paralelas. João Pais destaca as secções "Filmes da Lusofonia", que este ano tem como foco o Brasil, e "Filmes do Mundo". "Mais uma vez, temos uma programação muito ativista e socialmente muito atenta", conclui o responsável.

Nos últimos cinco anos, o Caminhos do Cinema Português teve uma média de 15 mil pessoas a participar nas diversas atividades.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

A 28.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português encerra a 19 de novembro com o cine-concerto “Hipnotismo ao Domicílio” de Reinaldo Ferreira (1927), por “Vítor Torpedo & The Pop Kids”. O espetáculo decorre na Sala Dom Afonso Henriques do Convento de São Francisco, ao qual se segue a cerimónia de entrega de prémios.

Fique a conhecer a programação completa do Festival Caminhos do Cinema Português aqui.

Partilhe